Já falamos aqui no blog sobre os certificados de calibração para instrumentos de medição. O fato é que, para garantir que os instrumentos estão adequados para o uso, e apresentando resultados de acordo com os parâmetros de qualidade, é fundamental realizar uma análise e interpretação do certificados de calibração.
Pensando nisso, separamos abaixo alguns dados que você deve analisar no certificado de calibração dos seus aparelhos. Quer entender melhor sobre esse assunto? Então confira!
O que considerar em um certificado de calibração?
Para realizar a análise e interpretação do seu certificado de calibração, é importante ficar atento a alguns pontos, como a identificação e rastreabilidade e padrões usados na calibração. Entenda melhor:
1. Identificação e Rastreabilidade
Através de fontes de informações registradas, é possível saber todo o histórico do seu instrumento de medição, como os elementos que compõe o aparelho, a origem de fabricação, as aplicações possíveis e outros.
2. Incerteza
Qualquer instrumento de medição, por mais que esteja calibrado, ainda traz uma margem de erro que é totalmente aceita, pois envolve condições do ambiente, como: umidade, pressão atmosférica, vibrações do meio, oscilações de eletricidade e vários outros aspectos que podem influenciar em um resultado.
Essa margem de erro é a incerteza do resultado e por isso a importância de você saber qual é a do seu medidor, para garantir resultados mais precisos.
3. Validação
É a confirmação dos resultados adquiridos pela calibração, indicando que todos os parâmetros foram satisfatórios e que a utilização do instrumento para determinado objetivo pode ser feita.
4. Critérios de controle
Existem critérios para o controle, identificação e validação de um instrumento de medição, conforme normas, que devem ser seguidos para garantir o procedimento adequado.
5. Critério de Aceitação
Outro parâmetro a ser considerado, que deve ser definido antes do uso do instrumento, é o critério de aceitação. É a maneira de ter certeza que o aparelho está adequado para determinada medição ou processo.
Saiba mais em Critérios de aceitação para certificados de calibração: entenda quais são!
E o que deve constar no meu certificado de calibração?
- Nº Metrológico;
- Descrição;
- Modelo;
- Nº de Série;
- Fabricante;
- Faixa de Indicação;
- Menor Divisão;
- Faixa de Uso;
- Critério de Aceitação;
- Última e Próxima Calibração;
- Outros dados: tolerância do processo, endereço, função, frequência de calibração, procedimento e outros que julgar necessário.
Como você pode notar, são muitos dados exigidos para que a avaliação do seu instrumento e o certificado de calibração sejam garantidos e confiáveis. E isso é para que realmente possamos confiar nesse documento para provar a eficácia dos aparelhos.
Por isso é muito importante procurar por um profissional capacitado que avalie todos os procedimentos da análise de certificados, para que não ocorram erros comprometedores dos processos!
Esperamos ter resolvido algumas de suas dúvidas. E se você precisa de um certificado de calibração ou instrumentos de medição que já venham certificados e calibrados, conte com a qualidade da Instrusul!
Justo o que eu procurava, obrigada