Metrologia nada mais é do que a ciência das medidas e medições. Ou seja, qualquer campo de atuação que trabalhe com incerteza de resultados que podem ser medidos, desde o segmento industrial, de construção e inclusive na própria medicina.
Falando em medicina, com a atual pandemia, muito se questiona a validade dos dados, dos exames e dos métodos de diagnóstico. Além disso, muito se fala sobre o desenvolvimento de uma vacina e de medicamentos que ajudem no combate do Coronavírus.
Pensando nisso, gostaríamos de trazer aqui uma rápida reflexão sobre o papel dos profissionais relacionados a metrologia, por vezes esquecidos nesse momento, mas que desempenham um grande papel nessa causa.
2 frentes de ajuda dos profissionais de metrologia
1 – Validação de dados
Credibilidade dos resultados
Quando pensamos no desenvolvimento de vacinas e medicações, logo lembramos de médicos, biólogos e outros profissionais que estão diretamente ligados com a pesquisa. Mas, quem é o responsável por garantir a confiabilidade dos resultados? Como garantir que eles sejam válidos?
A metrologia tem esse papel na área de pesquisa, garantindo que os resultados sejam precisos e válidos dentro dos parâmetros estabelecidos, analisando níveis de precisão de equipamentos e trabalhando sempre com números aceitáveis de erro x incerteza.
Por isso que muito falamos aqui no blog sobre calibração de instrumentos e a importância de conhecer cada um dos dados presentes nele, pois essas informações estão presentes em praticamente todas as áreas em que a metrologia se aplica. Só temos a credibilidade do resultado quando se trabalha com a precisão de resultados.
Credibilidade de métodos e processos
Além de garantir que resultados de pesquisas sejam válidos, a metrologia também atua na validação de processos e métodos durante a pesquisa. Por exemplo, exames que identificam os casos de COVID-19, além de agilidade, precisam também da assertividade dos resultados.
Por isso, muitos profissionais da metrologia estão atuando nessa frente de validação de novos métodos para a identificação do vírus em pessoas, para que os países tenham mais opções para o diagnóstico, sem que se perca a credibilidade dos dados.
2 – Unificação de termos técnicos
Muitos países usam seus próprios sistemas de medição, que se refletem em equipamentos, produtos, medicamentos etc. Para ajudar a quebrar essa barreira nesse momento em que o mundo precisa tanto da troca de conhecimento e de insumos, alguns acordos garantem a agilidade para a chegada de produtos nos países.
Um exemplo é o Acordo Técnico do Sistema Internacional de Unidades (SI), que permite que os produtos importados já chegam aqui no Brasil dentro das recomendações técnicas vigentes. Assim, a distribuição pode ser feita imediatamente, eliminando o processo de adaptação e conseguindo tempo para pessoas que realmente precisam dele.
Conclusão
Profissionais da saúde são os grandes heróis do momento, atuam frente ao problema e dão o melhor de si para ajudar as pessoas.
Porém, por trás deles, também existem milhares de profissionais que estão dedicando seu conhecimento para ajudar o mundo. No caso de hoje, trouxemos um pouquinho sobre o papel dos metrologistas.
Então, a todos vocês, profissionais dessa área, nosso obrigado pela ajuda! 🙂