Homens trabalhando em obra

Importância do EPI (Equipamento de Proteção Individual)

Segurança é uma preocupação constante nos setores da indústria e construção, afinal, acidentes acontecem com frequência. Por isso, fala-se tanto sobre a importância do EPI (equipamento de proteção individual).

O EPI serve para proteger os trabalhadores contra riscos que ameaçam sua saúde ou integridade física. O objetivo é reduzir a exposição dos funcionários quando os controles administrativos e de engenharia não são viáveis ou eficazes para reduzir esses riscos.

Entre os itens mais utilizados como EPI, podemos citar capacetes, proteção para os olhos, roupas de alta visibilidade, calçados de segurança, cintos de segurança e equipamentos de proteção respiratória.

Qual a importância do EPI?

Os equipamentos de proteção individual protegem os funcionários das seguintes maneiras:

  • Pulmões: contra o ar contaminado.
  • Cabeça e pés: contra itens em queda.
  • Olhos: contra detritos e resíduos no ar.
  • Pele: contra substâncias corrosivas.
  • Corpo: contra o calor ou frio extremo.

Tipos de EPI

Para a cabeça

Capacetes são muito utilizados em fábricas e canteiros de obras. Eles servem para proteger contra objetos suspensos ou em queda que poderiam machucar seriamente o trabalhador. Alguns capacetes vêm com protetores faciais e protetores de ouvido para uma maior proteção.

O detalhe é que os capacetes devem se encaixar bem para funcionar adequadamente. Por isso, certifique-se de que toda a sua equipe tenha itens apropriados.

Para os olhos e o rosto

Ter uma proteção adequada para os olhos e o rosto é extremamente importante. É para isso que servem os óculos de segurança e os protetores faciais completos.

Esses equipamentos são especialmente importantes para quem trabalha com metal, madeira, materiais quentes e operações com ferramentas pneumáticas.

Para o sistema respiratório

A proteção respiratória nunca deve ser subestimada, ela é essencial em locais onde estão presentes substâncias tóxicas.

Esse tipo de proteção foi criada para proteger o funcionário de poeira, fumaça, spray de tinta, pesticidas e outras substâncias nocivas que podem causar danos permanentes à saúde.

Para as mãos e pele

O trabalho na indústria e construção normalmente requer muito uso das mãos. Assim, os funcionários correm o risco de desenvolver doenças de pele, dermatites, lesões e infecções.

Por esse motivo, é fundamental usar luvas para proteger as mãos durante a manipulação de produtos químicos, vidro, chapa e eletricidade. Os tipos mais comuns de luvas de EPI são as de borracha, resistentes a cortes, à serra elétrica e ao calor.

Para a audição

Infelizmente, é muito comum ocorrer perda auditiva ocupacional em funcionários que trabalham no setor de fabricação. Portanto, a proteção auricular deve ser obrigatória.

Tampões para os ouvidos e protetores de ouvido são ferramentas comuns de proteção auditiva. Os protetores de ouvido são eficazes para reduzir o ruído de alta frequência, enquanto os tampões devem ser usados para reduzir o ruído de baixa frequência.

Importância dos instrumentos de medição

Apesar da importância do EPI, esse tipo de equipamento por si só não garante a salubridade no ambiente de trabalho.

Para isso, é fundamental também na indústria e na construção o uso de instrumentos de medição que ajudam controlar se as condições do local estão dentro do que é exigido pelas normas técnicas.

Aqui no blog, nós já falamos sobre os instrumentos de medição mais usados para segurança do trabalho e para que serve cada um deles. Vale a pena a leitura complementar!

Esse artigo foi útil para você? Conte para a gente nos comentários. Até a próxima!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *