O psicrômetro é um dos instrumentos de medição usados para monitorar as condições de um ambiente — nesse caso, o foco é a umidade e temperatura do ar. Veja a seguir mais detalhes sobre como funciona e para que serve um psicrômetro!
Como funciona o psicrômetro
O psicrômetro é um instrumento de medição que avalia a temperatura do bulbo úmido (TBU) e do bulbo seco (TBS), que são parâmetros utilizados para que, através de cálculos, se obtenha a medição da umidade relativa do ar e do ponto de orvalho.
As primeiras versões deste instrumento são compostas por dois termômetros, que ficam lado a lado. Um deles dará a medida do TBU e o outro do TBS. Como funciona:
- O termômetro de bulbo úmido possui uma malha porosa de algodão. Depois de mergulhado em água destilada, a evaporação do líquido contido na malha promove a perda de energia, o que resulta na medida mais baixa de temperatura em relação ao outro termômetro (que mede o bulbo seco, ou seja, a temperatura ambiente).
Psicrômetro digital
Hoje os psicrômetros digitais são mais usados do que o modelo original e conseguem medir diversos parâmetros, mais ainda quando são dois equipamentos em um.
O mais comum, nesse caso, é o termo-higrômetro psicrômetro. Algumas medições que esse equipamento permite é de temperatura e umidade relativa do ar (faixa, precisão e resolução).
Por exemplo, o modelo da foto é configurado com o seguinte padrão:
Temperatura
Faixa: -10ºC ~ +60ºC
-14ºF ~ +140ºF
Precisão: ±1°C, ±2°F.
Resolução: 0,1ºC, 0,2ºF.
Umidade relativa do ar
Faixa: 0 ~ 100% H.R.
Precisão: ±5%
Resolução: 0,1% H.R.
Para que serve o psicrômetro
Para ficar mais claro, o psicrômetro é o instrumento que profissionais utilizam para monitorar a temperatura e a umidade do ambiente. Ele está presente em diversos segmentos de trabalho, por exemplo:
- Segurança de trabalho: para garantir que o ar do ambiente de trabalho esteja dentro das condições especificadas por lei;
- Agricultura: para garantir que as condições que certos cultivos necessitam estejam dentro do esperado, como no caso de produção em estufas;
- Pecuária: manter o ambiente de criação de animais apropriado para que eles cresçam saudáveis;
- Controle ambiental: usado em análise de instituições de preservação do meio ambiente;
- Controle das condições de estoques: alguns produtos só se mantém em bom estado se a temperatura e a umidade do ar estiverem controladas de acordo com um parâmetro;
- Laboratórios: para que as condições do ambiente não sejam influenciadores em análises mais críticas.
Calibração de psicrômetro
Para que os resultados obtidos com psicrômetro sejam confiáveis, é preciso calibrar o instrumento antes de usá-lo. Algumas lojas já oferecem o instrumento com a calibração, como aqui na Instrusul. Vale a pena porque ele já chega pronto para usar.
Veja nossas opções de psicrômetros e escolha o seu já com o certificado de calibração!