O ISO 17025 é uma série de ações que garantem qualidade e validade nos resultados de medição. Na prática, serve para apresentar e comprovar o desempenho de determinadas atividades.
Como em 2017 houve uma atualização nesta regulamentação, vale a pena ficar ciente das mudanças mais relevantes.
Sobre o ISO 17025
Vale lembrar que o ISO 17025:2017 é muito importante para promover confiança na operação de laboratórios, quando se fala em resultados válidos. Ele considera três principais atividades laboratoriais:
- calibração de equipamentos perante uma grandeza padronizada;
- procedimentos de medição usados no ensaio para comprovar os requisitos técnicos solicitados;
- amostragem seguida de ensaio, ou seja, a coleta de amostras adequadas para realizar um ensaio.
Se você já tem o ISO 17025 no seu laboratório e quer atualizar ou, ainda, se quer implementar, é preciso estar por dentro das mudanças.
Mudanças relevantes no ISO 17025:2017
Abordagem e processo com ênfase na competência técnica
Com o conceito de abordagem de processo, fica mais fácil ter uma visão macro do funcionamento de um laboratório e dos fluxos de operação. Isso gera mais consistência na operação como um todo.
Ações para abordar riscos e oportunidades
Abordando riscos e oportunidades, a vantagem é que o laboratório se torna capaz de verificar e prever fatores que possam acabar afetando a qualidade dos resultados e dos processos. O foco dessa mudança é gerar uma atuação preventiva.
Imparcialidade e riscos
O ISO 17025 traz como risco em destaque a imparcialidade, expondo orientações para que os laboratórios possam prevenir esses riscos, principalmente quando estão ligados aos setores comercial e operacional.
Confidencialidade e proteção da informação
As informações que são obtidas ou geradas pelos laboratórios precisam estar protegidas. Essa mudança é sobre isso: dá orientações para acordar com o cliente a proteção das informações e sua confiabilidade.
Escopo da amostragem associada ao ensaio ou calibração
Nas novas mudanças, a amostragem é abordada, mas vale ressaltar que somente se consideram as amostragens seguidas de ensaio ou calibração. O objetivo é demonstrar como a amostragem contribui para a incerteza da medição.
Reagente e material de referência que influenciam o resultado
Essa é mais uma novidade, pois os reagentes e consumíveis antes não estavam incluídos. São softwares, padrões de medição e aparelhos auxiliares que têm a intenção de garantir uma operação correta nos laboratórios, mesmo sem haver a posse dos equipamentos.
Relatório e emissão de laudo quando o cliente solicitar
O relato de conformidade agora pode emitir uma declaração de conformidade, desde que seja associada à incerteza da medida.
Necessidade de definição do sistema de gestão
As novidades da norma permitem que o atendimento do sistema de gestão seja feito de duas formas:
- Atendendo o sistema ISO 17025:2017 dos requisitos de 1 a 7;
- Usando um sistema de gestão de acordo com o ISO 9001:2015 e requisitos de operação laboratorial do ISO 17025:2017.
E então, ficaram mais claras as mudanças do ISO 17025:2017? Não esqueça que o prazo de adequação dos laboratórios acaba em novembro de 2020 e é preciso fazer as atualizações para que o laboratório continue acreditado.