Os instrumentos de medição foram criados para auxiliar e garantir maior precisão em trabalhos e processos específicos de laboratórios, fábricas, etc. Porém, para que sejam usados da maneira correta, é importante que os equipamentos estejam funcionando perfeitamente e por isso deve-se fazer a manutenção de instrumentos de medição periodicamente.
Garantir que esses instrumentos estejam em pleno funcionamento é ter a certeza de maior qualidade e segurança na produção, medindo grandezas, pressão, distâncias e mais. Confira os três principais motivos que demonstram a importância desse processo de manutenção.
Motivo 1: garante mais resultados precisos
Para garantir a precisão e exatidão dos dados a serem analisados, é preciso conferir se os instrumentos estão devidamente calibrados. Por isso, fazer periodicamente a manutenção de instrumentos de medição garante que eles estejam calibrados, que por consequência proporciona resultados precisos.
A falta de calibração, por exemplo, pode gerar grandes prejuízos para sua empresa, fazendo com que pequenos erros no resultado final afetem: a produtividade de uma produção, a análise de alguma substância, objeto ou condições de um ambiente.
Motivo 2: garantia contra fraudes
A manutenção dos instrumentos de medição precisa estar em dia para garantir que não ocorram fraudes e sabotagens com dados de análise. Isso faz com que as produções e produtos sejam utilizados da forma correta e prevista pelo produtor, evitando desperdícios e substâncias diferentes misturadas ao produto final.
Motivo 3: garante maior segurança
Aqueles que manuseiam e participam ativamente de processos insalubres estão mais suscetíveis a acidentes no processo. Os instrumentos de medição são equipamentos que garantem um ambiente mais seguro, pois prevê possíveis erros que podem causar tais fatalidades. Por isso, é de extrema importância que esses instrumentos estejam funcionando perfeitamente, garantindo assim, a segurança do trabalhador.
Tipos de manutenção de instrumentos de medição
Existem dois tipos diferentes de manutenção que podem ser realizados nos instrumentos de medição, a fim de garantir seu funcionamento pleno, são eles:
Manutenção corretiva
Esse tipo de manutenção é feito quando detectado falhas ou comprometimento das características originais do instrumento de medição, que causam o mau funcionamento.
Manutenção preventiva
Tipo de manutenção realizada justamente para evitar a necessidade de uma manutenção corretiva. Permite identificar e resolver desgastes no instrumento que podem ocasionar que o aparelho pare de funcionar de forma repentina, prejudicando o trabalho. É uma ótima forma de evitar gastos com uma manutenção completa.
Mantenha a manutenção de instrumentos de medição em dia!
Agora que você sabe a importância de manter a manutenção de instrumentos de medição em dia, comece a analisar melhor o desempenho dos seus aparelhos. Assim, você garante uma produção mais precisa, otimizada e com maior segurança e qualidade de trabalho para quem irá fazer o uso dos equipamentos. Até a próxima!