O termômetro é um instrumento que serve para medir a temperatura corporal, de objetos e até mesmo do ambiente. Para a maioria das pessoas, quando se fala nesse aparelho é comum a associação ao termômetro clínico, utilizado para determinar se uma pessoa está com febre. Esse talvez seja o mais comum, que está presente na vida da população em geral e também nos ramos profissionais, principalmente da saúde.
Mas a verdade é que existem diversos tipos de termômetros, que utilizam diferentes princípios de medição e podem ser utilizados para outros objetivos. Para você entender melhor, nós, da Instrusul, separamos uma explicação sobre cada um dos principais tipos de termômetro (além do clínico) e suas funções!
1 – Termômetro Bimetálico
O princípio desse termômetro parte da junção de duas lâminas metálicas de materiais diferentes (ferro e latão, por exemplo). Quando elas são submetidas ao calor, dilatam-se diferentemente, fazendo com que a lâmina se curve. Esse tipo de termômetro é muito utilizado como termostato em ferros elétricos, controlando o aquecimento, e também na abertura e fechamento de circuitos elétricos (disjuntores, etc).
2 – Termômetro de Radiação
Como o próprio nome indica, este tipo de termômetro utiliza radiação para medir a temperatura de objetos a grandes distâncias, sem precisar se aproximar. Em termos práticos, ele consegue medir qualquer objeto que emita uma radiação eletromagnética, captando os sinais de calor. É muito utilizado em satélites meteorológicos, que fazem medições da Terra à distância.
3 – Termômetro Meteorológico
Estes também estão entre os tipos populares de termômetros, e é bastante comum vê-los nas ruas. Isso porque eles são utilizados para medir a temperatura do ambiente, mostrando a temperatura máxima e mínima que pode registrar em um período de tempo. Alguns modelos também podem trazer outras informações, como umidade relativa do ar.
4 – Termômetro de Fio de Platina
Também conhecido como termorresistência, este tipo de termômetro mede a variação da temperatura a partir de uma resistência elétrica, que é registrada por um circuito eletrônico. O nome “fio de platina” se deve ao uso desse material como sensor da resistência, ou seja, o que irá identificar a temperatura.
5 – Termômetro Infravermelho
Por último, podemos citar também o termômetro infravermelho, também conhecido como pirômetro óptico. Em linhas gerais, esse equipamento é utilizado para medir a temperatura de objetos muito quentes, sem a necessidade de se aproximar. Ele possui um sistema óptico e um sistema de detecção, que permitem focar o objeto com o infravermelho e detectar a temperatura.
Gostou de saber mais sobre alguns dos principais tipos de termômetros? É claro que existem diversos outros, mas esses que separamos já ajudam a ter uma ideia sobre as possibilidades desses instrumentos de medição.
Ficou com alguma dúvida? Lembrou de algum termômetro que não citamos aqui? Deixe um comentário abaixo que iremos responder. Aproveite e passe na categoria de termômetros e confira nossas opções. Até a próxima!
O termometro p medir temperatura do meio ambiente e o mesmo p medir a temperatura da agua ( LAGOA ).