Para quem trabalha com automóveis e mecanismos conhece a necessidade de estar sempre de olho nos fluídos que fazem as máquinas trabalharem devidamente. Por causa disso, a viscosidade deste óleo deve ser sempre medida para ter tudo sobre controle, assim para não haver perda de maquinários durante o processo.
Mas, afinal, por que saber a viscosidade do óleo lubrificante é importante para máquinas e automóveis? Para responder essa pergunta, nós, da Instrusul, fizemos este conteúdo completo contando um pouco mais sobre viscosidade do óleo lubrificante.
O que é viscosidade?
Uma das características mais importantes, a viscosidade é um dos componentes que deve ser levado em consideração na hora de adquirir um óleo lubrificante. Existem outros pontos que também determinam o óleo lubrificante como o ideal para o maquinário, sendo o índice de viscosidade e a densidade do mesmo.
Contudo, é a viscosidade que determina a fluidez do óleo sob uma determinada temperatura. Dependendo do caso, os óleos mais viscosos exigem mais força das máquinas para bombear enquanto os menos viscosos circulam facilmente pelos motores.
Desse jeito, a escolha do óleo lubrificante ideal é uma necessidade muito importante para quem trabalha com maquinário, assim nenhuma parte se desgasta mais do que outra, fazendo diminuir manutenções recorrentes.
Como é possível fazer a medição da viscosidade?
Mesmo sendo um item tão importante para empresas e até mesmo para ambientes laboratoriais, algumas pessoas não sabem que é possível fazer a medição da viscosidade de um óleo lubrificante.
A maneira mais simples e rápida para medir a viscosidade de um fluido é através do viscosímetro. Com ele, é possível verificar a condição específica de um óleo lubrificante e descobrir se o fluido é o ideal para a máquina que você deseja utilizar.
Entretanto, existem diversos tipos de viscosímetro no mercado e que podem ser adquiridos de acordo com o tipo de medição que se deseja fazer. Contudo, um dos mais comuns é o viscosímetro copo.
Com ele, é possível determinar com precisão a “grossura” do óleo, a partir de uma certa temperatura e até mesmo de líquidos de baixa viscosidade com propriedades newtonianas. Seus resultados são somente comparativos e podem ser usados para diversos processos da indústria, como:
- Controle de qualidade de cosméticos;
- Previsão de comportamento de fluidos em superfície;
- Controle de qualidade de líquidos;
- Controle de reações de polimerização.
Agora que você já entende um pouco mais sobre a viscosidade do óleo lubrificante, que tal conferir nosso conteúdo sobre como usar viscosímetro e entender quais são suas aplicações? Lembre-se e deixar um comentário para a gente saber o que você achou do texto! Até a próxima.