A área da segurança do trabalho é fundamental para garantir que os funcionários de uma empresa estejam seguros na realização das suas funções. Quando a prevenção a acidentes se torna prioridade, os colaboradores se sentem mais seguros, motivados e valorizados, aumentando a sua produtividade.
Existem vários aparelhos de medição que auxiliam na prevenção de acidentes e erros através da análise dos processos para identificar possíveis riscos. Um desses aparelhos é o medidor de stress térmico, também chamado de termômetro de globo, que possui sensores com escala de -5 a 100°C, evitando a exposição da parte eletrônica e dos funcionários a temperaturas aceitáveis para a operação.
Se você quer saber mais a respeito do medidor de estresse térmico, abaixo, nós, da Instrusul, separamos diversas informações a respeito desse aparelho. Confira!
Para que serve?
O medidor de stress térmico funciona também como um anemômetro para medir a velocidade do ar, além de auxiliar no cálculo da temperatura efetiva. O aparelho faz a avaliação do calor do ambiente, exibindo as informações através de gráficos ou relatórios.
É bastante usado em lugares onde o calor é intenso ou em trabalhos a céu aberto, como na pecuária. O seu uso é muito importante para que o limite das regulamentações (NR 15 e NHO 6) não seja ultrapassado. O instrumento mede, principalmente três temperaturas:
- Termômetro de Globo (GT): que mede o nível de radiação;
- Termômetro de Bulbo Seco (DB): que mede a temperatura ambiente;
- Termômetro de Bulbo Úmido (WB): que mede o nível de umidade individualmente.
Como funciona?
O medidor consegue converter essas medições para um índice de IBUTG interno e externo. O aparelho realiza com precisão e agilidade o cálculo do IBUTG, sendo de fácil manuseio e operação para os funcionários de uma empresa, seja dentro de um ambiente de trabalho industrial, rural ou urbano.
O ideal é que todas as empresas realizem um estudo de conforto térmico para com os seus colaboradores. Dependendo da atividade exercida e não somente as atividades relativas ao calor. Nesse contexto, também é preciso estar atento ainda a umidade relativa do ar para garantir o conforto térmico dos funcionários. Um estudo de conforto térmico é altamente eficaz para companhias de diferentes segmentos.
Agora você já conhece melhor os benefícios do medidor de stress térmico e sabe como ele é fundamental para a prevenção de acidentes na sua empresa, está na hora de você analisar os diversos medidores de stress térmico que existem no mercado. Por isso, conte com a Instrusul para garantir aparelhos de qualidade para a sua empresa!