O luxímetro é um instrumento que mede a intensidade da luz que chega ao sensor. Isso indica a grandeza – denominada iluminância – do ambiente averiguado. Os dispositivos desse gênero oferecem muitas variações e praticidade, o que simplificam a utilização e manuseio. Você quer saber mais sobre esse aparelho de medição? Continue lendo!
A utilização do luxímetro
Dispositivo de medição responsável por calcular a densidade de luminosidade e a quantidade de lúmens de determinado local, o luxímetro é muito utilizado em laboratórios já que em alguns ambientes precisam saber a medição exata de restrições de iluminação, temperaturas ou outros fatores
O luxímetro procede nessa lógica, indicando o fluxo luminoso incidente de modo abreviado, compõe-se de um dispositivo com fotocélula, escala apropriada e indicador de leitura. A luz que atinge ao luxímetro, deve fazê-lo perpendicular, de maneira que chegue a fotocélula. Nessa lógica, o aparelho indica o fluxo luminoso incidente de modo abreviado, compondo desde a medição de fotocélula, escala apropriada e indicador de leitura.
Por outro lado, esse aparelho também é muito usado em outras circunstâncias, como escolas, hospitais, maternidades e até mesmo ambiente residencial. Nesses lugares a iluminação executa um papel fundamental de ambientação, onde arquitetos e engenheiros se preocupam com a iluminância do ambiente.
O que é iluminância?
Medida em Lux, a iluminância é, segundo Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o limite da razão do fluxo luminoso recebido pela superfície em torno de um ponto considerado, para a área da superfície quando esta tende para o zero.
De maneira resumida, iluminância mede a grandeza da luminosidade verificando se ela está de acordo com normas estabelecidas e ajuda a verificar se precisa ou não de ajustes caso necessário.
Como já dissemos, a medida da iluminância é feita em lux, uma unidade internacional de medida de luz aparecendo a uma superfície, significando que 1 lúmen por metro quadrado equivale a 1 lux. Seu cálculo é feito da seguinte maneira:
[lux = lúmen/m2]
Como o dispositivo funciona?
Ligando o aparelho, a luz do ambiente incide sobre ele, formando uma corrente. Levando positivamente semicondutor da célula, a parte metálica do sensor fica carregada negativamente, formando outra corrente.
Essa corrente será lida pelo aparelho, mostrando o valor produzido em lux através de números – no caso dos medidores digitais – ou de escala graduada – em luxímetro analógicos.
Agora que você já sabe tudo a respeito desse aparelho, deixe um comentário para sabermos o que achou! Se houver alguma dúvida sobre instrumentos de medição, acesse o site da Instrusul ou fale diretamente conosco. Até a próxima!