A salinidade é a quantidade total de sais dissolvidos presentes na composição de uma amostra de água. A importância da medição desse parâmetro da água se dá pelo fato de que, quando em altas concentrações, os sais podem ser prejudiciais para a saúde. Além disso, essas substâncias também podem influenciar na densidade da água, prejudicando seu uso para fins de agricultura e criação de espécies aquáticas, por exemplo.
Como medir a salinidade da água?
Em geral, uma solução de água pode conter sais inorgânicos, que são substâncias polares capazes de conduzir eletricidade, entre elas:
- cloretos;
- sulfetos;
- carbonatos;
- fosfatos;
- entre outros.
Por isso mesmo, a maneira mais prática de saber a salinidade é medindo a condutividade da água. Isso pode ser realizado com a ajuda de instrumentos de medição, que avaliam esse e outros parâmetros da água, e depois converter a medida da condutividade para determinar a salinidade (explicamos mais abaixo).
Existem dois aparelhos que podem ajudar nessa medição:
1 – Medidor de condutividade ou Condutivímetro
O medidor de condutividade ou condutivímetro pode ser utilizado tanto em laboratórios quanto em ambientes externos. O aparelho deve ser imerso na amostra que será analisada de forma direta. Lembre-se que antes do uso deve ser efetuada a calibração do aparelho para o parâmetro de condutividade.
O medidor fará avaliação da amostra de água e o quanto ela pode conduzir cargas elétricas em unidades de Siemens por centímetro ou Siemens por metro, a quantidade de sólidos totais dissolvidos (STD). Quanto maior for a condutividade da amostra, maior será seu nível de salinidade.
2 – Medidor Multiparâmetro
O medidor multiparâmetro é outra opção de instrumento que pode ser utilizado para determinar a salinidade de uma solução de água. Assim como o anterior, ele também irá medir a condutividade, mas a grande diferença é que o aparelho também pode ser utilizado para medir outros parâmetros da água, como pH, oxigênio dissolvido e temperatura.
Como converter a condutividade em salinidade?
Com a medida da condutividade da sua amostra de água em mãos, você deverá fazer um cálculo para converter o valor e obter a quantia exata da salinidade da solução. Confira, abaixo, um passo a passo para fazer essa conversão:
- Converta sua unidade de medida de siemens por metro (S/m) para milisiemens por centímetro (mS/cm). Você pode fazer isso multiplicando a primeira medida por 10.
- Eleve o valor da condutividade já convertida em mS/cm à potência 1,0878.
- Multiplique o resultado por 0.4665. Agora, você sabe a medida da salinidade em gramas (de sal) por litro (de solução).
Pronto, você já sabe como utilizar os instrumentos de medição para medir a salinidade de uma solução de água. Mas é sempre importante contar com os aparelhos certos e com qualidade garantida. Visite a loja da Instrusul e conheça os nossos modelos de medidores de condutividade!
Desejo adquirir o medidor multiparamétrico.