Quando falamos em condutividade da água, estamos tratando sobre a facilidade ou dificuldade que a substância analisada possui em conduzir eletricidade. A medição da condutividade da água é feita em cima das suas concentrações iônicas. Para realizar essa medição com precisão, profissionais usam medidor de condutividade, chamado de condutivímetro.
Conheça mais sobre esse instrumento de medição e saiba como medir a condutividade da água com esse conteúdo completo que preparamos para você!
Condutivímetro
É o aparelho usado em amostras de variadas substâncias para saber o quanto são capazes de conduzir energia elétrica. Esses testes podem ser feitos em laboratórios ou não, já que atualmente existem medidores de bolso que facilitam o uso em ambientes externos. Além de no controle de qualidade da água, o condutivímetro é muito usado nas indústrias de eletrônicos e química.
Como medir a condutividade da água
O sensor do condutivímetro deve ser imerso na substância que a ser analisada, pode ser em um recipiente ou diretamente no ambiente (em um lago, por exemplo, ao analisar sua água). Com variações de modelo para modelo, o instrumento pode oferecer as seguintes informações sobre a amostra em análise:
- a medida de condutividade em Siemens por centímetro ou Siemens por metro;
- a quantidade de sólidos totais dissolvidos (STD);
- o teor de cinzas;
- a temperatura;
- outros parâmetros (como ph e salinidade, por exemplo).
Para ter um resultado exato e íntegro, é necessário calibrar o aparelho antes e depois do uso. A calibração do condutivímetro pode ser feita por você mesmo, através de uma base específica de solução.
Modelos de Condutivímetro
A escolha de qual aparelho usar para analisar a condutividade de uma amostra de água vai depender muito das necessidades do seu trabalho em si. Por isso, existem três tipos de condutivimetros que se adaptam melhor a situações diferentes:
Modelo de bolso
O medidor de condutividade de bolso é uma opção muito interessante para quem precisa fazer análises de água fora de laboratórios, principalmente em ambientes externos. São compactos e leves, possuem preço mais acessível que os demais, mas tem um desempenho tão excelente quanto os demais.
Medidor Multiparâmetro Portátil
Esse modelo se diferencia do de bolso pelo seu tamanho, que é um pouco maior, mas continua sendo de fácil mobilidade. O medidor multiparâmetro à prova d’água é indicado tanto para quem trabalha em campo, com análises fora de um laboratório, como em ambiente interno.
Seu grande diferencial é que pode medir diversos parâmetros de água. Além da condutividade, pode medir o pH, a salinidade, o oxigênio dissolvido e a temperatura, apresentando os resultados simultaneamente na tela.
Modelo de bancada
Esse é o mais indicado para quem trabalha em laboratório. O conjunto de aparelhagem é maior, ocupando mais espaço. Em compensação, os modelos assim costumam oferecem mais funcionalidades diversificadas.
Agora você já sabe o método usado para medir a condutividade da água e conhece alguns dos principais condutivímetros. Visite nossa loja e confira os melhores modelos de medição de condutividade na Instrusul!
Tenho um medidor deste e ele so esta medindo a temperatura. No mostrador de ph e ce so aparece o numero 1. Como posso saber o que esta acontecendo com o aparelho.?