O micrômetro é um dos instrumentos de medição mais utilizados na engenharia mecânica. Sua função é medir, com grande precisão, peças que tenham tamanho pequeno. Ele tem capacidade de medir as dimensões de espessura, altura, largura e profundidade das peças.
Quer entender melhor o funcionamento do instrumento e aprender como ler micrômetro de forma mais fácil? Então confira as dicas que nós, aqui da Instrusul, separamos para você abaixo!
Como é feita a leitura no micrômetro
O micrômetro funciona a partir do deslocamento de um parafuso micrométrico numa porca, enquanto o parafuso é girado em um dos sentidos. O objeto a ser medido deve ser colocado entre o pistão e o suporte. Ao girar o controle do pistão, deve-se tocar no objeto e ouvir três cliques. Após, deve-se adicionar a trava, enquanto o objeto ainda está no instrumento e depois tirar o objeto para fazer a leitura da medida.
Como vamos explicar abaixo, essa leitura pode ser feita de duas formas: em polegadas e em milímetros. Entenda melhor sobre como ler micrômetro de cada um dois jeitos!
Como ler micrômetro em polegadas
Os micrômetros medem de uma em uma polegada. Ou seja, o que tem capacidade para medir de 0 a 1, por exemplo, vai ter todas as suas medidas como 0,xxx. O local que ficam os traços em linha horizontal se chama “bainha” e onde ficam os traços verticais, se chama “tambor”. A leitura é assim:
- Os traços grandes da bainha valem 0,100″ e os pequenos valem 0,025″, 0,050″ e 0,075″. Quando o objeto é colocado no instrumento, se vê o local que o tambor parou. A leitura começa, então, pelos traços grandes da bainha, somados aos menores.Por exemplo: o tambor ultrapassou o traço grande 0,400 e um traço pequeno, que vale 0,025. Somando, já temos 0,425.
- O traço do tambor que se encontrar com a linha horizontal é, então, somado a este valor.Por exemplo: marcamos 0,015 no tambor. Então, este valor será somado aos 0,425 que já temos, o que resultará em 0,440 como a medida.
Como ler micrômetro em milímetros
Também chamamos a linha horizontal de bainha e a vertical de tambor. A principal diferença é que os traços acima da linha da bainha valem 1mm e os abaixo 0,5mm. Os traços do tambor valem 0,01mm.
- Basicamente, a leitura é observar quantos traços de 1mm o tambor ultrapassou e somar com o valor do traço do tambor.Por exemplo: o tambor ultrapassou o traço de 14mm + o que fica entre o 14 e o 15, que vale 0,5mm. Já temos 14,5mm.
- Este valor será somado com a medida do tambor que estiver em contato com a linha da bainha.Por exemplo: a linha do tambor marcou 0,23mm, então somamos aos 14,5mm e temos como resultado 14,73mm.
Essas são as duas formas de leitura mais utilizadas para as medições com o micrômetro mecânico. Caso você prefira, existem também os micrômetros digitais, que dão o valor exato na tela digital do instrumento após a medição, o que facilita o processo.
Agora você já sabe como ler micrômetro e tem tudo o que precisa para colocar essas dicas de medição em prática! E não se esqueça: aqui, na Instrusul, você encontra o que há de melhor no mercado de instrumentos de medição. Conte conosco e, em caso de dúvida, não deixe de entrar em contato!