Já teve problemas com aparelhos eletrônicos estragando em dias de chuva por estarem na tomada? Você precisa de um aterramento elétrico e para isso você vai precisar de um terrômetro. Mas, o que é um terrômetro e como usar?
Nesse artigo vamos te ensinar tudo o que precisa para garantir uma maior segurança para sua construção e não ter dores de cabeça em dias de chuva.
O que é um terrômetro?
Primeiro de tudo temos de entender que o terrômetro é um aparelho utilizado por engenheiros para medir a resistência do solo em relação a descargas elétricas. Ou seja, ele mede a eficiência do aterramento através de sensores.
Mas o que é aterramento? Nada mais é que um procedimento que conecta os aparelhos eletrônicos à terra e direciona a corrente em excesso ao solo ao invés de reter nos próprios aparelhos.
O terrômetro ajuda nesse processo, medindo a capacidade do solo de realizar essa dissipação. Desse modo, é um equipamento sensível e deve ser manuseado com cuidado para garantir sua eficiência.
Existem diversos modelos no mercado, mas o princípio é o mesmo. No próximo tópico vamos ensinar como usar um terrômetro. Vamos lá!
Como usar o terrômetro?
Para analisar a eficiência do aterramento do solo onde você irá fazer sua construção é estabelecido uma impedância mínima para os eletrodos através de códigos elétricos, padrões de localização e padrões de engenharia.
Fazendo as medições corretamente você será capaz de verificar a capacidade do sistema em conduzir correntes elétricas de raio à terra e qual a impedância desse solo a isso. Quanto menor a resistência da terra, maior a capacidade de dissipação da descarga elétrica no solo e maior a eficiência do aterramento.
A resistência ideal seria zero, mas sabemos que isso nem sempre é possível, por isso, uma que esteja dentro de 10 ohms é considerada ideal. Se a sua estiver acima de 30 ohms já é considerada de risco, mas não se preocupe que há uma maneira de contornar essa situação.
A eficiência do aterramento depende muito da qualidade do solo, que pode variar muito, mas existem maneiras de contornar uma medição alta manipulando a infraestrutura para baixar a resistência de aterramento, aumentando a malha de aterramento. Para isso devemos aumentar a quantidade de hastes de aterramento no local.
Conclusão
O procedimento de medição é muito importante para garantir a segurança de sua construção, evitando dores de cabeça futuras e garantindo uma vida longa maior sem a necessidade de reformas para corrigir problemas elétricos.
Agora que você já sabe como funciona e a importância de usar um terrômetro, que tal conferir nosso site para garantir o seu? Aproveite também para ver outros instrumentos de medição e as promoções que estão acontecendo no momento!