Substâncias perigosas

Substâncias perigosas no trabalho: conheça as mais comuns

Você já parou para se perguntar o quanto é exposto diariamente a substâncias perigosas no trabalho? Álcool etílico, água sanitária, inseticida são alguns desses produtos químicos cada vez mais comuns no ambiente de trabalho.

Substâncias perigosas, são:

  • gases, líquidos ou sólidos que podem afetar a saúde das pessoas (ou causar a morte);
  • segurança pública e/ou o meio ambiente.

Segundo dados da Organização Mundial do Trabalho (OIT), um trabalhador morre a cada 30 segundos no mundo por exposição a produtos químicos tóxicos. De acordo com a ONU, nesse sentido, trabalhadores migrantes, crianças, mulheres e pessoas mais pobres são alguns dos mais expostos a essas substâncias.

Isso só expõem a necessidade dos governos e empresas mundo afora de investirem na segurança e saúde de seus trabalhadores.

Classificação das substâncias perigosas e formas de contaminação mais comuns

Contato com a pele, aspiração pelo ar e ingestão de alimentos são algumas das formas mais comuns de contaminação por substâncias químicas tóxicas. De acordo com a categorização da ONU, as substâncias perigosas podem ser classificadas em 9 tipos:

  • Classe 1 – Materiais explosivos;
  • Classe 2 – Gases;
  • Classe 3 – Líquidos inflamáveis;
  • Classe 4 – Sólidos inflamáveis; produtos sujeitos à combustão espontânea e substâncias que em contato com a água liberam gases inflamáveis;
  • Classe 5 – Substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos;
  • Classe 6 – Substâncias tóxicas e substâncias infectantes;
  • Classe 7 – Material radioativo;
  • Classe 8 – Substâncias corrosivas;
  • Classe 9 – Substâncias e artigos perigosos diversos, incluindo as que ameaçam o meio ambiente.

Como substâncias perigosas afetam trabalhadores e cuidados

Alguns tipos de produtos tóxicos afetam com mais frequência profissionais de determinadas áreas. Por exemplo, trabalhadores do campo são mais afetados por substâncias da classe 6, como pesticidas.

Já no âmbito do trabalhador urbano, que atua num escritório, por exemplo, os riscos de contaminação se dão mais por poeira, fumo e poluentes como o gás carbônico (CO2).

Independentemente do nível de exposição e tipo de substância que é exposto, todo trabalhador precisa ter cuidados garantidos onde atua.

O profissional de segurança do trabalho é um dos grandes responsáveis pela garantia da saúde dos colaboradores de uma empresa, que pode ser afetada por substâncias perigosas.

Por isso, é essencial que ele, junto à empresa, mobilize avaliações quantitativa e qualitativa constantes para identificar o volume e tipo de contaminação a que determinado profissional é submetido.

Além disso, é essencial que as corporações busquem garantir aos seus funcionários, condições salubres de trabalho, proporcionando Equipamentos de Proteção Individuais, necessários às atividades desempenhadas.

Em casos de manutenção de espaços, que contêm gases tóxicos, como esgotos, é fundamental que cuidados específicos, como monitorar o ar, para evitar contaminações por essas substâncias perigosas.

Outro ponto importante é sempre fazer a armazenagem correta de produtos químicos que podem comprometer a saúde dos profissionais de uma companhia e o meio ambiente.

Quer saber mais sobre esses e outros pontos que afetam a segurança no ambiente de trabalho? Acompanhe o nosso blog!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *