Higiene e segurança do trabalho

Higiene e segurança do trabalho: como se relacionam?

Quando você pensa a respeito de higiene e segurança do trabalho, qual é a imagem que vem à sua mente?

É provável que você pense em um local limpo e esterilizado, livre de germes e bactérias.

A verdade é que este é um conceito limitado que ainda permeia o entendimento geral. Porém, podemos dizer que higiene e segurança do trabalho se relacionam de forma bem mais ampla e complexa.

É sobre esta relação que vamos falar no artigo de hoje. Continue a leitura do artigo se você se interessa pelo assunto!

Saiba o que significa higiene e segurança do trabalho

Os conceitos de higiene e segurança do trabalho podem se confundir. Os termos não têm o mesmo significado, mas estão intimamente ligados.

Resumidamente, segurança do trabalho é uma área do conhecimento que visa à educação e ao desenvolvimento de técnicas para proporcionar um ambiente de trabalho seguro com a prevenção de acidentes.

Dentro deste escopo, existem profissionais e empresas especializadas na consultoria em segurança do trabalho para outras empresas, instituições e laboratórios.

Ademais, a higiene do trabalho está diretamente ligada às ações práticas para preservar a integridade física e mental dos trabalhadores. Passando pelas fases de reconhecimento, avaliação e controle dos agentes potencialmente nocivos.

Higiene e segurança andam juntas pelo bem do trabalhador

Como você pode ver, as ações para a higiene do trabalho vão além de manter um ambiente limpo, esterilizado e livre de germes e bactérias. Embora esta seja uma medida importante, especialmente para a segurança dos trabalhadores em laboratório durante a pandemia.

Ou seja, a higiene e segurança do trabalho tem o objetivo mais amplo de garantir todas as condições favoráveis para a produtividade do trabalhador, preservando seu bem-estar físico, mental e social, conforme preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Podemos citar algumas práticas incluídas nesta área:

Como promover a higiene e segurança na sua empresa?

As temáticas de higiene e a segurança do trabalho devem receber a devida atenção dentro da política de toda empresa que desempenha atividades laborais de risco ou potencialmente insalubres.

Uma das primeiras ações é o estudo e o planejamento, atentando para as normas que regem a segurança do trabalho conforme o ramo e a atividade desempenhada.

Por fim, é imprescindível que a empresa invista em um conjunto de instrumentos para segurança do trabalho adequado, além de fornecer aos funcionários equipamentos de proteção individual e ressaltar a importância do uso do EPI.

É dever legal do empregador garantir a segurança no ambiente de trabalho, assim como o trabalhador tem a obrigação de cumprir as normas e regras técnicas.

Ficou claro para você qual é a importância de seguir estes procedimentos? Para manter tudo dentro dos conformes, veja também como fazer um checklist de inspeção de segurança no ambiente profissional.

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