Quando você pensa a respeito de higiene e segurança do trabalho, qual é a imagem que vem à sua mente?
É provável que você pense em um local limpo e esterilizado, livre de germes e bactérias.
A verdade é que este é um conceito limitado que ainda permeia o entendimento geral. Porém, podemos dizer que higiene e segurança do trabalho se relacionam de forma bem mais ampla e complexa.
É sobre esta relação que vamos falar no artigo de hoje. Continue a leitura do artigo se você se interessa pelo assunto!
Saiba o que significa higiene e segurança do trabalho
Os conceitos de higiene e segurança do trabalho podem se confundir. Os termos não têm o mesmo significado, mas estão intimamente ligados.
Resumidamente, segurança do trabalho é uma área do conhecimento que visa à educação e ao desenvolvimento de técnicas para proporcionar um ambiente de trabalho seguro com a prevenção de acidentes.
Dentro deste escopo, existem profissionais e empresas especializadas na consultoria em segurança do trabalho para outras empresas, instituições e laboratórios.
Ademais, a higiene do trabalho está diretamente ligada às ações práticas para preservar a integridade física e mental dos trabalhadores. Passando pelas fases de reconhecimento, avaliação e controle dos agentes potencialmente nocivos.
Higiene e segurança andam juntas pelo bem do trabalhador
Como você pode ver, as ações para a higiene do trabalho vão além de manter um ambiente limpo, esterilizado e livre de germes e bactérias. Embora esta seja uma medida importante, especialmente para a segurança dos trabalhadores em laboratório durante a pandemia.
Ou seja, a higiene e segurança do trabalho tem o objetivo mais amplo de garantir todas as condições favoráveis para a produtividade do trabalhador, preservando seu bem-estar físico, mental e social, conforme preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Podemos citar algumas práticas incluídas nesta área:
- diagnóstico e prevenção de doenças ocupacionais;
- controle das condições de trabalho, como temperatura, umidade, ventilação, oxigênio, iluminação, radiação, limite de tolerância de ruídos no trabalho, entre outros;
- cuidados no armazenamento de produtos químicos;
- correta higienização do trabalhador e de objetos, materiais e roupas.
Como promover a higiene e segurança na sua empresa?
As temáticas de higiene e a segurança do trabalho devem receber a devida atenção dentro da política de toda empresa que desempenha atividades laborais de risco ou potencialmente insalubres.
Uma das primeiras ações é o estudo e o planejamento, atentando para as normas que regem a segurança do trabalho conforme o ramo e a atividade desempenhada.
Por fim, é imprescindível que a empresa invista em um conjunto de instrumentos para segurança do trabalho adequado, além de fornecer aos funcionários equipamentos de proteção individual e ressaltar a importância do uso do EPI.
É dever legal do empregador garantir a segurança no ambiente de trabalho, assim como o trabalhador tem a obrigação de cumprir as normas e regras técnicas.
Ficou claro para você qual é a importância de seguir estes procedimentos? Para manter tudo dentro dos conformes, veja também como fazer um checklist de inspeção de segurança no ambiente profissional.