Risco na Construção Civil

Riscos na construção civil e como evitá-los

A construção civil é considerada uma das áreas líderes em acidentes de trabalho. Por se tratar de um serviço que envolve lidar com altura, ferramentas de precisão e materiais pesados.

Além disso, muito acidentes podem ser comuns nessa área por conta da falta de treinamento dos operários, ou da não utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Por isso, confira quais os principais riscos na construção civil e como evitá-los.

Risco das quedas de mesmo nível e como evitá-las

As quedas de mesmo nível são um dos maiores riscos que os operários da construção civil estão submetidos. Como muitas das atividades são realizadas em altura, como execução de trabalhos em andaimes ou pisos superiores, esta é considerada uma das grandes causas de acidentes e mortes.

Duas coisas são essenciais para evitar os riscos das quedas de mesmo nível. O treinamento do operário para situações como esta e o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI). Uma outra forma de evitar acidentes na construção civil é sempre realizar um checklist de inspeção de segurança.

Como evitar riscos de choques elétricos

Quando falamos em trabalhos na construção civil é quase impossível não lidar com energia elétrica. Seja por fios expostos, ou contato com água, muitos são os riscos do trabalhador sofrer uma descarga elétrica, e por isso é muito importante o uso de equipamentos próprios para serviços que envolvem energia elétrica, a fim de evitar qualquer eventual acidente.

Muitos cuidados são importantes além do uso de equipamentos próprios para esse tipo de serviço! Fique atento e saiba mais como evitar os choques elétricos no trabalho.

Riscos do uso de máquinas e ferramentas sem a proteção

Serras circulares, britadeiras, furadeiras, martelos são algumas das ferramentas mais usados na construção civil e quando usadas de forma incorreta, ou sem a proteção apropriada, os riscos de acidentes são muitos. A melhor forma de evitar qualquer incidente é o treinamento adequado dos trabalhadores e o uso correto do EPI.

Riscos de queda de materiais e como evitá-los

Risco de Queda de Materiais
Freepik

Em um canteiro de obras, é comum a presença de guindastes, andaimes, elevadores de carga para o transporte de materiais variados. Por conta disso é muito grande o risco da queda desses materiais em qualquer possível imprevisto.

Para evitar qualquer risco é muito importante o uso do EPI, principalmente do capacete durante todo o tempo que o trabalhador estiver dentro do canteiro de obras.

Como evitar problemas respiratórios, alergias e dermatoses

A preparação de argamassas e concreto, além do contato com tintas, solventes, ácidos e demais materiais podem ocasionar reações alérgicas, dermatites ou até queimaduras.

Para evitar os riscos que o contato com as substâncias e os materiais podem causar é muito importante o uso de máscaras, óculos de proteção, além de calças apropriadas, camisas e luvas específicas.

Além disso, o contato com certos gases também pode causar riscos à saúde do operário e por isso é muito importante aplicar em sua obra um detector de gases.

Riscos de perda auditiva

A presença de máquinas com elevados níveis de pressão sonora, que exijam contato direto com certos metais, gases e solventes, por muito tempo, podem causar a perda de audição do trabalhador de uma forma irreversível. Os ruídos podem ser prejudiciais de diversas maneiras para sua saúde no ambiente de trabalho.

A melhor forma de evitar lesões auditivas é através do uso de protetores de ouvido tipo concha ou plug, dependendo do tipo de exposição sofrida pelo trabalhador.

Primeiros passos para evitar esses riscos na sua obra

Muitos dos acidentes são ocasionados, principalmente, pela falta de treinamento do funcionário. Por isso é muito importante um treinamento prévio ao início da obra, além de destacar a importância do uso correto do EPI e de demais equipamentos de segurança.

Além disso, é muito importante seguir as Normas Regulamentadoras, que existem especificamente com o intuito de evitar qualquer possível acidente como os vistos anteriormente.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *