A indústria está repleta de tecnologias que ajudam o dia a dia. Mas, algumas empresas trabalham com instrumentos e máquinas que contém níveis consideráveis de radiação que, dependendo do caso, podem causar problemas de saúde e prejudicar funções vitais dos colaboradores que utilizam essas máquinas diariamente.
Um desses tipos de radiação é a ionizante, que carrega energia capaz de remover os elétrons dos átomos e moléculas. Mas, quais os riscos que a radiação ionizante pode trazer para o corpo? Acompanhe esse artigo e entenda o que é esse tipo de radiação
O que é a radiação ionizante?
As radiações nucleares são um fenômeno que, ao longo do tempo, vem se modificando. Mas, em sua natureza nada mais é que o resultado de múltiplas mudanças em um núcleo estável do átomo que busca maior estabilidade.
Causada pelo combustível de usinas nucleares, geralmente plutônio e urânio, a radiação ionizante pode alterar a carga elétrica dos elementos presentes nas células humanas. Por isso, quando utilizado de forma regulada em tratamentos de doenças como a radioterapia no caso do câncer, esse tipo de radiação pode ser uma boa saída para evitar o aumento da doença.
Por outro lado, se expor a essa radiação durante a gravidez, a criança pode sofrer sérios riscos em diversos aspectos como malformações, alterações no crescimento, indução a doenças e outros riscos.
Riscos
Os riscos que a radiação ionizante pode causar no organismo vão variar de acordo com a exposição, mas podem causar queimaduras na pele e dentro do corpo, fraqueza, perda de cabelo, mutações genéticas e até ser responsável por danos irreversíveis às células.
Algumas pessoas apresentam outros efeitos, que podem depender do tempo de manifestação, sendo imediatos ou tardios. Já uma dose de exposição maior do que o recomendado pode causar morte celular e dificultar o funcionamento de determinados tecidos ou órgãos.
Proteção
Como a medicina utiliza a radiação ionizante para realização de exames como raio X e no tratamento de doenças com a radioterapia, a exposição nesses casos costuma ser controlada e bem mínima.
Porém, para quem trabalha com máquinas que produzem esse tipo de radiação, a melhor forma de evitar problemas graves é usando equipamentos de proteção e outros equipamentos que garantem a segurança no trabalho.
Um dos mais importantes nesse caso é o radiômetro, um instrumento que mede a quantidade de radiação nuclear presente em um determinado ambiente. Desse modo, dependendo da quantidade apresentada, algumas outras medidas mais bruscas precisam ser tomadas para evitar acidentes de curto e longo prazo.
Agora que você entendeu o que é radiação ionizante, mantenha sua segurança dentro da indústria e procure por equipamentos que possam te ajudar e evitar acidentes. Acompanhe nosso blog para saber como manter a segurança do seu trabalho e ter os melhores equipamentos para o dia a dia da indústria!