Símbolo da água

Tudo sobre medição de pH

A medição do pH é utilizada para a determinação de alcalinidade e acidez de substâncias. É bem comum que esta medida seja observada em diversos setores da indústria, especialmente na indústria alimentícia e de cosméticos, que tem contato direto com pessoas.

Isso porque o pH está muito presente no dia a dia de todas as pessoas, especialmente nos alimentos. Com um instrumento de medição de pH, portanto, é possível medir quando essa taxa está dentro do normal e quando não está.

Continue lendo e entenda tudo sobre medição de pH!

O que é, de fato, o pH?

Na prática, o pH mede o potencial hidrogeniônico de uma substância, através de quanto hidrônio foi liberado naquele meio. Esse potencial varia em uma faixa de 0 a 14, sendo que:

  • 0 representa a máxima acidez;
  • 14 representa a máxima alcalinidade (ou basicidade);
  • o 7 representa a neutralidade.

Essa é uma escala completa de pH:

Escala de pH
Fonte: CANAL METROLOGIA

Para que serve a medição do pH?

A verdade é que a lista de onde a medição do pH pode ser importante é enorme, mas vale a pena saber das principais:

  • controle de qualidade de águas de abastecimento;
  • indústria têxtil;
  • irrigação e agricultura no controle do solo;
  • farmacologia e cosméticos;
  • aplicações médicas;
  • produção de alimentos e bebidas;
  • prevenção de corrosão de estruturas;
  • fertilizantes.

Como é feita a medição do pH?

A medição do pH normalmente é feita de forma quantitativa, mas também pode ser avaliada através de indicadores e das cores (conforme a escala demonstra acima). Na prática, para cada valor (entre 0 e 14) a substância adquire uma coloração diferente.

Leia também: Como medir o pH da água?

Porém, mesmo com a cor alterada, é indicado que a medição seja avaliada através do número, para garantir maior precisão no resultado. Para isso, existem os medidores de pH, que já existem desde 1934.

Eles são instrumentos metrológicos que medem a natureza ácida ou alcalina das substâncias, determinando seu potencial. Através da diferença de potencial entre o eletrodo de medição e o eletrodo de referência, é feito o cálculo para para determinar o pH do meio.

Para garantir que essa medida seja precisa, é necessário manter o medidor de pH sempre calibrado de acordo com as instruções do fabricante, além de utilizar as soluções padrão para ter um parâmetro universal.

Hoje em dia você já pode encontrar medidores analógicos ou digitais e escolher o equipamento de sua preferência. Inclusive, já falamos com mais detalhes aqui no blog como funciona um medidor de pH.

Além disso, na loja virtual da Instrusul você pode encontrar os melhores medidores de pH do mercado e recebê-los diretamente em sua casa. Confira o site e escolha a melhor opção para você!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *