Protetor auditivo sendo colocado na orelha

Limites de tolerância de ruído no trabalho

Você com certeza já percebeu que certos barulhos podem incomodar muito nossos ouvidos no dia a dia. Isso ocorre porque há um limite de som que a sensibilidade do nosso sistema auditivo permite suportar que, quando ultrapassado, pode ser até prejudicial para nossa audição.

Por conta disso, principalmente aqueles que trabalham com processos de usinagem, ou até aqueles que têm uma banda de rock, devem ter muito cuidado com a saúde dos ouvidos.

Mas qual a tolerância de ruído para nós? Confira agora o que nós da Instrusul preparamos para você!

Limite de ruído suportado pelo ouvido humano

O ouvido humano pode suportar ruídos de até 70 decibéis sem qualquer problema. Acima desse nível, já existe o risco de a pessoa sofrer alguma lesão em seu aparelho auditivo. Ruídos próximos de 140 decibéis, por exemplo, podem causar a ruptura do tímpano.

Para você ter uma ideia de comparação dos sons que nosso ouvido suporta, trouxemos alguns exemplos:

  • buzina de carro chega a 105 decibéis;
  • fones de ouvido, em volume alto, passam dos 110 decibéis;
  • o choro de um bebê chega a 60 decibéis;
  • o latido de um cachorro e o som de um piano variam de 70 e 80 decibéis;
  • uma britadeira gera cerca de 110 decibéis.

É importante lembrar que a distância da origem do ruído deixa-o mais fraco, e assim, mais suportável ao ouvido humano. Para saber melhor se um ruído é prejudicial, existem equipamentos que podem ajudar, mas falaremos deles mais adiante.

Ruído máximo permitido por lei no ambiente de trabalho

Para garantir que profissionais que trabalham em obras, usinas e outros lugares que possuem ruídos muito altos tenham sua saúde auditiva preservada, existem leis que limitam o ruído diário a que podem ser expostos.

Segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível máximo de som permitido por lei que o trabalhador pode ficar exposto até oito horas diárias, sem qualquer proteção, é 80 decibéis.

A partir daí, cada país desenvolve a sua legislação para promover a proteção dos trabalhadores. No Brasil, a NR 15 é a Norma Regulamentadora que estabelece os padrões aceitáveis de ruído no ambiente de trabalho.

Em seu anexo 1, prevê um escalonamento diminuindo o tempo de exposição quando há um aumento do nível de ruído. Ou seja, ruído de 85 decibéis para quatro horas, 90 decibéis para duas horas e assim por diante.

Como garantir um limite de ruído saudável no trabalho

Como mencionamos anteriormente, ao falar do limite suportado pelo ouvido humano, existem instrumentos de medição que possibilitam descobrir qual o nível de ruído em decibéis (dB). Os principais usados para garantir a segurança no ambiente de trabalho são:

Decibelímetro

O decibelímetro é um equipamento projetado para realizar a medição do nível de pressão sonora, e, consequentemente, aferir quão intenso é um som. Também chamado de sonômetro ou medidor de nível de pressão sonora, é um dos instrumentos presentes no kit de segurança do trabalho da Instrusul.

Dosímetro

Outra opção para garantir a saúde dos profissionais em trabalhos que os exponham a altos índices de poluição sonora é o dosímetro de ruído. Mais completo que o decibelímetro, este instrumento tem como função medir a dose de exposição ao ruído durante um período de tempo, ou seja, o valor acumulado de exposição ao ruído.

Garanta mais segurança em seus trabalhos

Sabendo os limites de tolerância de ruído no trabalho, além de preservar sua saúde, dos seus funcionários e colegas, você também garante melhor eficiência no ambiente de trabalho. Até a próxima!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *