Instrumentos de medição dimensional são utilizados para medir com precisão as dimensões de uma superfície, como profundidade, ângulos, comprimento etc.
Eles são muito úteis para profissionais das áreas de engenharia e mecânica, que precisam calcular as dimensões de peças e demais elementos de equipamentos automotivos.
Existem inúmeros instrumentos de medição dimensional, cada um com características e funcionalidades diferentes. Listamos abaixo os principais, confira!
1. Comparadores de diâmetro
O comparador de diâmetro foi desenvolvido para medir por comparação os diâmetros internos em diferentes profundidades, para fazer a verificação da circunferência de um objeto.
Ele transmite o movimento da ponta de contato para o relógio comparador, onde é feita a leitura da medição.
2. Espessímetro
Como o nome sugere, o espessímetro mede espessuras. Esse instrumento é útil para garantir a qualidade de fabricação de materiais que precisam ter uma espessura específica.
Com o espessímetro, é possível aferir com precisão as medidas de diversos materiais, como papel, madeira, tecido, couro, lâminas, chapas, entre outros.
3. Micrômetro
O micrômetro é um aparelho muito utilizado na área de indústria mecânica, para medir peças e partes de máquinas.
Ele consegue medir as dimensões de objetos com uma precisão que chega à casa dos micrômetros (ou seja, a milionésima parte de um metro).
Esse instrumento serve também para aferir o diâmetro externo de objetos em formato esférico, sendo bastante útil para quem trabalha com conserto e ajuste de relógios.
Leia nosso artigo que explica como fazer a leitura no micrômetro
4. Paquímetro
O paquímetro é um instrumento parecido com uma régua, só que muito mais preciso. Sua principal função é medir o diâmetro de pequenas peças, como brocas, parafusos, tubos, porcas etc.
Ele serve também para verificar as dimensões lineares nas partes interna e externa e a profundidade de diversos elementos.
O paquímetro é capaz de medir centésimos de milímetro, coisa que, com uma régua comum, jamais se conseguiria.
Entenda neste post como funciona o paquímetro
5. Rugosímetro
O rugosímetro, por sua vez, serve para verificar a rugosidade (variação de relevo), a ondulação e as texturas na superfície de peças e ferramentas.
Ele entrega resultados extremamente precisos, sendo, portanto, muito utilizado nos processos de medição em laboratórios e na indústria.
Veja neste artigo o que é e como utilizar o rugosímetro
6. Trena digital
A trena digital é outro instrumento super importante na área de medição dimensional.
Mais prática e precisa que a trena tradicional, ela é indicada para medir portas, janelas, cabos, elementos elétricos, local para colocação de ar condicionado etc.
A trena digital também é bastante utilizada por arquitetos e engenheiros em grandes obras — por exemplo, para fazer o cálculo da altura ideal de uma ponte.
Encontre mais detalhes sobre a trena digital e seu funcionamento, aqui!
Veja nossa variedade de instrumentos de medição dimensional, confira as opções de pagamento e adquira aquele que melhor atende às suas necessidades.
Até a próxima!