Medidor de co2

Importância do medidor de CO2 em indústrias e laboratórios

Acidentes com CO2 em indústrias e laboratórios não são tão incomuns, visto que esse gás, por ser inerte, incolor e sem cheiro, pode passar despercebido e causar prejuízos à saúde humana. Fato este que sublinha a importância na utilização de medidores de CO2 nesses ambientes.

Apesar dos prejuízos que pode causar à nossa saúde e ser tido como um dos grandes vilões para o meio ambiente, pois intensifica o efeito estufa, o CO2 ou dióxido de carbono é essencial à vida. O gás permite que plantas possam fazer sua fotossíntese e, através deste processo, devolverem O2 (oxigênio), primordial à respiração de diversos seres vivos.

No entanto, uma vez que absorvemos o dióxido de carbono, devido a um vazamento de uma substância tóxica, por exemplo, este gás substitui o oxigênio em nosso organismo. Dessa forma, acabamos tendo uma perda de oxigenação, o que pode causar desde perda de consciência até morte, quando os níveis de O2 ficam abaixo de 6% no corpo.

Curiosamente, o excesso de oxigênio causa o aumento da inflamabilidade de um ambiente. Lembrando que ele, por si só, não torna um ambiente inflamável pois não se trata de um gás inflamável. Em suma, o excesso de O2 aumenta a inflamabilidade de ambientes potencialmente inflamáveis.

Ademais, pode causar danos cerebrais, caso esteja em alta quantidade num determinado espaço ou queimaduras, em casos de vazamentos de cilindros.

Diante disso, é fundamental a utilização de detectores de gases, como medidores de O2 e CO2, a fim de evitar que esses tipos de problemas aconteçam.

Uso de Medidores de CO2 em indústrias e laboratórios

Por estar presente em diversas substâncias, principalmente as orgânicas, que contêm Carbono (C), o dióxido de carbono pode ser encontrado em diversas indústrias, como a alimentícia, e em laboratórios. O que pode causar desmaios ou mesmo óbitos de funcionários em casos de vazamentos com o gás.

Assim é impreterível que toda indústria invista na instalação de medidores de CO2 instalados. Esses instrumentos são ainda mais essenciais em locais confinados, que apresentam dificuldades de dissipar elementos contaminantes como este gás.

A segurança destes espaços, que prevê a identificação de gases contaminantes por empregadores, é orientada pela Norma Regulamentadora (NR 33). A NR 33 determina, entre outros, a avaliação da atmosfera desses espaços confinados antes e durante a execução de atividades por trabalhadores.

Tipos de medidores de CO2

Por ser incolor, sem cheiro e ainda solúvel em água, além de estar presentes em diversos processos como queimas de combustíveis e na nossa respiração, o CO2 não é fácil de ser detectado. Diante disso, os níveis do gás são mais comumente medidos com sensores de infravermelho (IV).

O CO2, assim como outros gases formados por átomos diferentes, apresentam uma forma específica de absorver o infravermelho. Dessa forma, esta radiação é mais frequentemente usada para identificar os níveis de dióxido de carbono num determinado ambiente.

Além dos medidores com sensores de IV, existem instrumentos que medem gases por meio de sensores catalíticos, semicondutores e eletroquímicos. 

Vale ressaltar que os sensores IV costumam ter vida útil maior, por suportarem altos índices de umidade e poeira, além de não interagirem quimicamente com o gás que estão medindo.

Agora que você conhece mais sobre a importância de medir os níveis de CO2, confira alguns modelos de medidores de CO2 no site da Instrusul.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *