Para um negócio evoluir, é preciso saber os caminhos que possibilitem esse crescimento da melhor forma possível. Existem diferentes caminhos, porém, todos dependem de uma boa gestão de qualidade. Empresas que não investem nisso, normalmente encontram problemas em algum momento e têm menos chances de crescerem.
Mas, afinal, o que é o sistema de gestão de qualidade?
A gestão da qualidade nada mais é do que supervisionar as atividades, tarefas e processos (entradas) utilizados na criação de um produto ou serviço (saídas), para, assim, se criar e manter um padrão alto e consistente.
Dentro da gestão de qualidade, segundo especialistas, existem quatro componentes principais:
- planejamento da qualidade;
- garantia da qualidade;
- controle da qualidade;
- melhoria da qualidade.
Todos esses quatro componentes quando implementados em uma organização, passam a ficar conhecidos como Gerenciamento Total da Qualidade (SGQ).
Como funciona a gestão da qualidade?
O sistema de gestão da qualidade funciona com o uso de tecnologias, que viabilizem o controle das operações e permitam a visualização das execuções de maneira transparente. Quando alinhada a bons equipamentos, a produtividade melhora consideravelmente.
Além disso, ela precisa de estratégias assertivas e participação intensa dos colaboradores da empresa, que devem entender sua importância, pois, são eles que irão cobrar e garantir que esse processo esteja acontecendo entre os funcionários, através de um rastreamento em tempo real.
Como a gestão de qualidade é aplicada na indústria?
A existência da gestão de qualidade faz com que exista um padrão de qualidade dentro de seu negócio. Ela define critérios que indicam como a empresa deve agir para conseguir atingir os resultados desejados.
Quando aplicada, dentro de uma indústria, ela possibilita vantagens importantes, como as que vamos ver em seguida!
Aumentos da produtividade
A gestão permite que a empresa organize o dia a dia operacional de forma mais eficiente e garanta, através do gerenciamento de projetos, que cada etapa de sua produção seja feita seguindo as diretrizes de qualidade. Isso impacta essencialmente na produtividade do time.
Controle de processos
Permite que, através de recursos tecnológicos, o time tenha visão mais clara de cada processo, podendo observar a produção em tempo real para garantir que cada entrega esteja dentro dos conformes.
Redução de riscos
O método também é eficaz para evitar riscos e perigos, uma vez que, por exemplo, o controle falho dos instrumentos pode causar prejuízos para a sua indústria. Dessa forma, a gestão de qualidade, durante seu processo, identifica possíveis problemas e trabalha para evitá-los, funcionando, assim, como uma gestão de risco.
Satisfação do cliente
A gestão da qualidade é um meio que possibilita que os serviços e produtos superem as expectativas dos clientes e, portanto, aumente a satisfação deles. Um consumidor satisfeito é também um consumidor feliz e também mais apto a ser fiel e promotor da marca.
A implementação da gestão de qualidade, além dos benefícios já vistos por aqui, gera impactos na indústria, seja de curto, médio ou longo prazo. Fazer uso desse método, permite que a empresa esteja segura e tenha um crescimento mais saudável!