O armazenamento de produtos químicos é um procedimento delicado, que exige alguns cuidados devido aos potenciais riscos à saúde e ao meio ambiente.
Quando armazenado indevidamente, o material pode vazar. Ou seja, liberar substâncias tóxicas e/ou inflamáveis que podem causar contaminação e acidentes junto à pessoa que está manuseando. Nesses casos, pode ocasionar queimaduras e lesões, por exemplo.
Quais as categorias de produtos químicos mais perigosas?
Os produtos químicos considerados perigosos e que devem ser armazenados com cuidados especiais são divididos em 4 grupos:
- tóxicos: quando inalados, ingeridos ou absorvidos pelo organismo, podem causar envenenamento.
- explosivos: liberam gases inflamáveis que causam combustão com facilidade, podendo gerar explosões e incêndios.
- corrosivos: quando entram em contato com a pele ou outras superfícies, causam destruição de tecidos e materiais.
- radioativos: substâncias cujos átomos liberam ondas ou partículas de radiação. Provocam alterações no núcleo das células do organismo, podendo gerar processos cancerígenos e até mesmo levar à morte.
Lembrando que nem todo produto químico deve ser armazenado da mesma maneira.
Cada categoria possui regulamentações, conforme prevê a Norma Regulamentadora (NR) nº 20, que rege a segurança e a saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis.
Instruções gerais para o armazenamento de produtos químicos
Existem algumas instruções gerais para o armazenamento de produtos químicos — independentemente da categoria a qual pertença.
Por exemplo, o local de armazenamento (almoxarifado) deve contar com infraestrutura adequada que atenda a requisitos mínimos de qualidade e segurança, como:
- ter um sistema de ventilação e refrigeração eficiente;
- ter extintores de incêndio dentro da validade;
- possuir sinalização para produtos e equipamentos;
- estar ligado a uma rede elétrica à prova de explosão;
- ter produtos identificados por etiquetas;
- organização de produtos por grupos de compatibilidade.
Uso de EPIs
Outro ponto a respeito dos cuidados para fazer o armazenamento de produtos químicos é a importância do EPI (equipamento de proteção individual).
O uso de EPIs serve para proteger os trabalhadores em ambientes potencialmente insalubres contra danos à saúde. Preservando-os do contato com substâncias que podem causar queimaduras, lesões, intoxicação, entre outros.
Ao fazer o armazenamento de produtos químicos, é obrigatório portar a vestimenta de segurança completa, incluindo óculos, botas, luvas de proteção, protetores faciais e máscaras respiratórias.
Instrumentos de medição garantem mais segurança
Além dos equipamentos de proteção individual, também é importante que os trabalhadores estejam munidos dos instrumentos de medição adequados. Por exemplo, para verificar as condições do ambiente e garantir a segurança do trabalho.
Aparelhos como o detector de 4 gases e o medidor de CO e CO2 ajudam a identificar vazamentos de substâncias tóxicas e controlar o nível de oxigênio em ambientes confinados.
O psicrômetro também é útil para controlar a umidade e a temperatura do ar. Veja mais sobre como funciona e para que serve um psicrômetro!
Todos eles são instrumentos leves, portáteis e fáceis de serem manuseados. E o mais importante: são grandes aliados nos cuidados para fazer o armazenamento de produtos químicos de forma segura.
Conheça nosso conjunto de instrumentos de medição para segurança do trabalho e encontre os equipamentos ideais para sua empresa aqui na Instrusul.