Com funções diversas e modelos diferentes, o manômetro é um instrumento de medição importante que está presente na grande maioria das instalações industriais e até mesmo na medicina. Quer saber mais para que serve e como funciona um manômetro? Confira abaixo!
Para que serve um manômetro?
O manômetro é um instrumento utilizado para medir pressão, podendo ela ser pressão atmosférica ou a pressão de líquidos e gases. Esse tipo de medição vai desde a verificação da pressão arterial das pessoas até a pressão das máquinas ou outros aparelhos industriais.
Além disso, o manômetro é utilizado em outros processos distintos, como:
- pressão dos pneus;
- pressão do ar e do gás de compressores;
- pressão de equipamentos de vácuo;
- pressão de cilindros de gás.
Funcionamento do manômetro
Existem quatro principais tipos de manômetro. Entenda um pouco sobre cada um deles e as suas particularidades de funcionamento:
1 – Manômetro de mercúrio
Nesse primeiro tipo, que é considerado o mais simples, se coloca o metal líquido em um recipiente em formato de “U”. Uma das extremidades vai estar em contato com o material que terá a pressão medida, e a outra extremidade em contato com a pressão atmosférica.
Vai ser justamente a diferença de pressão entre as extremidades que vai gerar uma diferença na altura da coluna de mercúrio, a partir da qual pode-se determinar a pressão desejada.
2 – Manômetro de Bourdon
Esse é um tipo de manômetro que tem um tubo metálico fechado e enrolado em espiral em uma das extremidades. Enquanto isso, a outra extremidade entra em contato com o material que vai ter a pressão medida.
Quando o valor da pressão no interior do tubo muda, a tendência do metal em espiral é se desenrolar e mover um ponteiro que indica os valores da pressão. Esse equipamento é o mais utilizado na indústria para a medição das pressões de bombas e outros equipamentos.
3 – Esfigmomanômetro
Esse é o nome que se dá para os aparelhos medidores de pressão arterial. Mas, além do manômetro, o instrumento depende de estetoscópio, manguito e tubos para o seu funcionamento.
Enquanto o estetoscópio é usado para ouvir o som dos batimentos dos vasos sanguíneos, se interrompe por um momento o fluxo de sangue, utilizando o manguito. Então o fluido é liberado e a pressão pode ser determinada pelo manômetro!
4 – Manômetro digital
Os manômetros digitais podem ser usados na medicina para a medição da pressão arterial e também pela indústria, em diversos segmentos. A grande maioria desses aparelhos realiza sua função através da medição e comparação dos pesos dos líquidos ou gases entre duas pressões diferentes.
O mais interessante é que a leitura, ao invés de ser em ponteiros, é mostrada no monitor digital. Isso facilita a utilização do instrumento, permitindo uma medição rápida com diversas configurações e modos de leitura diferentes.
Fora esses, ainda existem alguns outros modelos para funções mais específicas. Agora que você já sabe tudo sobre o funcionamento do manômetro, não esqueça da calibração! Saiba mais em Como calibrar manômetro e conte conosco, aqui da Instrusul, caso surgir qualquer dúvida.