Como calibrar manômetro?

Como calibrar manômetro?

Utilizado na medicina e em diversos segmentos industriais para a medição de pressão, seja ela a pressão atmosférica ou a pressão de gases e líquidos, o manômetro é um instrumento que requer muito cuidado. Além de contar com instrumentos de qualidade, um fator que pode ser decisivo nas medições é a calibração do manômetro.

Para que você entenda melhor a necessidade desse procedimento, nós, da Instrusul, vamos mostrar a você como calibrar manômetro e por que você deve fazê-lo. Confira!

Por que calibrar o manômetro?

Como falamos acima, o manômetro é um instrumento utilizado em vários segmentos e pode ser encontrado em diversos modelos, como os de manômetros de mercúrio e os digitais, que possuem diferentes funcionalidades e formas de uso.

Justamente por ser um instrumento de alta importância em diversos processos, é indispensável garantir que ele esteja devidamente calibrado para evitar falhas na medição, o que, dependendo do setor que for utilizado, pode levar a erros de nível catastrófico. Por isso, além da calibração de fábrica, recomenda-se a revisão periódica do aparelho ao menos uma vez ao ano, ou conforme necessidade.

Como é feita a calibração do manômetro?

Existem diferentes tipos de calibração que podem ser realizadas em um manômetro, dependendo da necessidade de uso e do próprio aparelho. Entenda quais são eles:

Calibração Básica

Somente zerar o seu manômetro pode não ser suficiente para ter uma leitura eficiente. Então, vamos mostrar como calibrá-lo por um método de análise:

1 – Utilize um medidor questionável e outro preciso. Use ambos para medir a pressão da mesma coisa, anotando os resultados;

2 – Cruze os resultados dos dois medidores, e repita o processo com vários outros itens de pressões variadas, sempre anotando os resultados;

3 – Em seguida, altere o mostrador ou faça uma nota. Alguns medidores de pressão permitem ajustes no mostrador para calibrá-los, outros não. Então, ao invés de forçar o medidor e potencialmente quebrá-lo, faça uma nota da diferença que ele mostra, como “lê 5mmHg além”, no medidor.

Calibração em Laboratório

Outra forma de se ter uma calibração precisa é levando seu instrumento de medição até um laboratório de calibração, que possuem os equipamentos adequados para esse procedimento. O processo de calibração envolve:

  • Análise do bom funcionamento de todas as funções do instrumento;
  • Coleta de dados para determinar quais são os erros apresentados;
  • Levantamento de dados para o ajuste do equipamento e como fazê-lo;
  • Alterações necessárias para que todas as especificações de fabricação estejam adequadas para uso.

Saiba mais sobre O que é certificado de calibração

Calibração de manômetro digital

A calibração de um manômetro digital funciona com o mesmo método básico de comparação das medições. Em geral, envolve a conexão do dispositivo sob teste (DUT) com o dispositivo padrão e a geração de uma pressão comum no circuito de medição.

Com isso, as saídas dos dispositivos são comparadas em uma ou mais pressões, geralmente das leituras menores para as maiores da faixa de escala total do DUT ou da faixa normalmente usada no dispositivo. O processo vai até que os resultados sejam idênticos!

Dicas para uma calibração eficiente

Existem alguns cuidados básicos que devem ser tomados para o bom funcionamento do seu manômetro. Entre eles, estão:

  • Limpar o aparelho, certificando-se de que não há nenhuma impureza que possa danificar o padrão, em especial se este for uma balança de pressão ou um manômetro digital de pistão;
  • Calibrá-lo periodicamente, repetindo o processo ao menos uma vez ao ano para que sempre apresente resultados precisos.
  • Nunca confiar na leitura “ZERO”. Isso porque o fato de a agulha ou indicador do seu manômetro não estarem sempre sobre o zero não torna o equipamento impreciso. O que você deve levar em consideração para efetuar a calibração é o tempo de uso do aparelho e seu desgaste.

Agora que você já sabe como calibrar seu manômetro ou medidor de pressão, não esqueça dos cuidados que citamos para garantir a precisão nos seus resultados! Veja também os critérios de aceitação para certificados de calibração, e lembre-se que nós, da Instrusul, estamos a sua disposição para tirar qualquer dúvida.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *