wattímetro

Como funciona o wattímetro

O wattímetro – também conhecido como medidor de energia – é um instrumento que faz a medição da potência elétrica fornecida ou devastada por um elemento. Ela se dá simultaneamente pelos valores de tensão e corrente, e os multiplica para obter a potência em watts.

Quer saber mais sobre o wattímetro? Abaixo vamos conhecer os três principais tipos: eletrodinâmico, eletrônico e digital. Vamos conferir como ele funciona e saber mais sobre sua atuação? Acompanhe esse post até o final!

Atuação do wattímetro

Wattímetro é composto por uma bobina – a do voltímetro – e duas bobinas fixas – as amperométricas. A bobina voltímetro está unida ao circuito elétrico paralelo, enquanto as bobinas amperométricos têm uma ligação em série.

Ele implementa o efeito das amplitudes: tensão e corrente elétrica, sendo que o terminal será ligado em paralelo com o elemento. Em função disso a medição da tensão será realizada e as duas bobinas ficarão interpostos na direção da corrente.

Do mesmo jeito que o voltímetro e o amperímetro, o wattímetro mede a tensão sem curva de qualquer fluxo de corrente e também mede a corrente sem inserir alguma queda de tensão, em suas extremidades. A bobina voltímetro dispõe uma resistência que diminui a corrente que flui por meio do mesmo. Através de um voltímetro agulha na bobina, o contador mostra o circuito de potência.

Um aspecto muito importante é saber que a sobrecarga pode deteriorar as bobinas do medidor de energia o que pode alterar as medidas precisas. O instrumento de medição também pode realizar o armazenamento de energia para tolerar o campo elétrico.

Tipos de wattímetro:

Para que você possa escolher o wattímetro que melhor combina para o seu dia a dia, fizemos um resumo sobre os três tipos de wattímetro que existem, confira:

Eletrodinâmico

Wattímetros eletrodinâmicos funcionam por meio de três bobinas: duas fixadas em série com a carga elétrica, e uma bobina móvel, em paralelo com ela. Por outro lado, há um resistor em série limita a corrente através da bobina móvel que trabalham através do campo magnético para movimentar a agulha.

Eletrônico

Na utilização de rádio e equipamentos de micro-ondas, o wattímetro eletrônico mede em watts as frequências superiores aos 60 hertz na rede elétrica. Eles são ótimos para medições nas forças em CA – mais conhecida como corrente alternada – no entanto, as bobinas são peças dependentes de frequência não atuam bem com o rádio.

Digital

Já os wattímetros digitais conseguem medir a corrente e tensão eletronicamente muitas vezes mais por segundo, o que multiplica os efeitos em um chip de computador para estabelecer os watts. Da mesma maneira pode executar as estatísticas, como de pico, média, baixa e de quilowatts-hora consumidos.

Eles também monitoram a linha de energia para achar picos de tensão e interrupções. Por outro lado, eles são populares em medir o consumo de energia em aparelhos domésticos, auxiliando a poupar energia e dinheiro em casa.

Gostou de saber mais sobre o wattímetro? Esperamos ter ajudado você a entender um pouco mais sobre o assunto e se estiver procurando por instrumentos de medição com certificados, então confira mais modelos na loja virtual da Instrusul!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *