Se sua empresa deseja desenvolver a melhoria contínua e diminuir determinados custos operacionais dentro do ambiente de trabalho, é necessário que ela conte com a MSA, a análise de sistema de medição.
Hoje em dia a tecnologia nos proporciona ferramentas que ajudam a manter equipes mais produtivas e a mostrar dados que ajudam a tomar decisões assertivas, focadas na raiz de um problema que deve ser resolvido para melhor o andamento dos fluxos.
Se sua marca carrega esses propósitos, não deixe de conferir as informações contidas nos tópicos abaixo que ajudarão a enriquecer seu conhecimento e elevar a o nível da sua gestão. Continue conosco e boa leitura!
O que é análise de sistema de medição
Do inglês Measurement System Analysis, a análise de sistema de medição foi propagada por duas grandes empresas de nomes relevantes no setor automotivo, a Bosch e a AIAG. O intuito é fazer uma avaliação baseada em técnicas específicas que permitem descobrir a variação presente no processo de medição.
Qual o propósito da análise de sistema de medição
É uma importante metodologia que ajuda diferentes ambientes corporativos a diminuir os desperdícios e estabelecer determinados padrões nos serviços prestados por uma determinada marca. Por exemplo, ao descobrir as dimensões de uma superfície, é necessário usar instrumentos que mostrarão a profundidade, comprimento e outras informações.
No entanto, o que é levado em consideração não é apenas o instrumento, mas outros elementos que ajudam na variação. Ou seja, o método de teste, o sistema de calibração, o nível de habilidade do operador e até mesmo questões climáticas. Portanto, é muito valioso para o seu negócio focar no MSA a fim de sempre lidar com dados verídicos na tomada de decisão.
As vantagens da MSA
Atualmente a qualidade é um aspecto que sempre deve ser explorado. Seja na prestação de serviços dentro de uma empresa, quanto no atendimento e busca por soluções que atendam as expectativas do seu público-alvo.
Com a transformação digital e as diretrizes da Indústria 4.0 já presente nos mais diversos mercados de trabalho, o consumo de dados aumentou consideravelmente e nem sempre gestores e colaboradores sabem lidar com eles de maneira estratégica.
Com a análise de sistema de medição é possível verificar os dados variáveis e identificar, por meio de uma análise quantitativa, a variação de diferentes amostras. Dessa forma, fica fácil criar ações preventivas e também focar na construção de uma gestão de riscos focada na melhoria contínua das suas operações.
Características importantes da MSA
A análise de sistema de medição carrega cinco características. A primeira é a Repetibilidade, serve para identificar a variação encontrada nos diferentes resultados obtidos em determinadas vezes pelo mesmo operador. A diferença entre ela e a Reprodutibilidade, é que essa segunda é feita por operadores distintos, só que com a mesma ferramenta.
Há também a Tendência, que ajuda a achar um erro de exatidão em um determinado ponto a fim de encontrar a diferença entre o valor de referência e média da medição, a Linearidade, que mostra variação dos resultados obtidos por meio de uma determinada escala, e a Estabilidade.
Esta última focada na intenção de medir em momentos diferentes aquilo que está sendo medido. Quanto mais próximos forem os valores mostrados, melhor. Afinal, é por meio dela que poderemos perceber quando é necessário fazer a calibração e trocar os equipamentos.
Linha Mitutoyo
Alguns fabricantes de instrumentos de medição como a Mitutoyo estão à frente no processo de adequação de sua linha de produtos às novas demandas da Indústria 4.0. Contando com equipamentos digitais com saída de dados, a fabricante Japonesa oferece uma solução completa na área do MSA, controle de processo e coleta de dados
Durante a leitura deste artigo você conheceu o que é a análise de sistema de medição e quanto ela será útil na sua empresa. Portanto, leve em consideração o que foi dito nos tópicos e aposte na qualidade dos seus serviços.
Continue conosco e entenda as diferenças entre manutenção preventiva e corretiva.