O capacímetro é uma ferramenta de teste usada para medir a magnitude elétrica que está presente em um capacitor. Com ele, você pode verificar a capacidade que possui e saber se é adequado para uso.
Muitas vezes, você não consegue reconhecer a capacidade que o circuito do capacitor variável oferece ou encontrar um capacitor que precisa ser testado. Porém, nesses casos, o instrumento ideal é o capacímetro.
Por isso, decidimos criar um artigo especial explicando mais detalhadamente sobre o assunto. Confira!
O que é um capacímetro?
O capacímetro é um instrumento eletrônico de medição, que indica a capacidade de determinados capacitores. É um dispositivo com o qual é possível medir grandezas com excelente precisão. Dessa forma, tornou-se uma ferramenta muito comum em todos os laboratórios.
Com este maravilhoso aparelho você poderá verificar os dados delimitados de capacidades elétricas, bem como os valores de resistência e condutividade de qualquer capacitor, dando seus valores em determinados cabos e circuitos.
Para que serve o capacímetro?
Ele é uma das ferramentas mais eficazes e amplamente utilizadas atualmente na área de reparos eletrônicos. A maioria deles consegue medir capacitores, em escalas muito baixas, como nanofarad e picofarad, o limite dependerá do fabricante e da qualidade.
É usado para medir a capacidade que está presente em um capacitor de tipo cerâmico ou eletrolítico. Ele circula o sinal de uma determinada frequência através de um capacitor, para então realizar um cálculo e assim obter o valor da capacidade medida do capacitor, desta forma é visualizado por meio de um display de LCD.
A aplicação desta ferramenta vai além de apenas medir a capacidade do capacitor, você pode determinar o valor de uma indutância indiretamente.
Como funciona o capacímetro?
Ele é um aparelho de medição eletrônico, muito simples de usar, porém você deve saber como funciona, para que possa dar-lhe o uso correto e a leitura dos resultados de suas análises.
Ele possui uma tela onde são refletidos os resultados, para realizar a medição, este instrumento possui duas pontas que são colocadas nos pares negativo e positivo do capacitor. A ferramenta oferece a opção de selecionar a escala de medição, que irá gerar a carga elétrica exata que o capacitor possui.
Caso a medição seja dada incorretamente, você poderá determinar se o capacitor funciona ou se, pelo contrário, não cumpre mais suas funções. É possível que, ao fazer as medições, os capacitores, mesmo quando novos, gerem resultados inferiores à sua capacidade, isso porque a energia que se acumula neles se perde com o tempo.
Quando usar o capacímetro?
O condensador é um aparelho utilizado na maioria dos laboratórios, visto que é considerado uma ferramenta muito necessária, senão indispensável para a concepção e elaboração de circuitos em que intervêm capacidades.
Com ele você pode verificar o estado de um determinado capacitor e ao mesmo tempo saber o valor de sua capacidade. É muito útil verificar os condensadores que foram desmontados de outras instalações, para descartar os que se encontram em mau estado e poder classificar os que funcionam e aproveitá-los para futuras montagens.
Deve-se notar que, com capacitores variáveis, o capacímetro lhe dará uma previsão exata dos valores mínimo e máximo.
Por fim, o capacímetro é considerado um instrumento essencial em qualquer laboratório, para a elaboração de circuitos em que intervêm capacidades, pois é uma ferramenta muito útil para verificar o estado e o valor da capacidade de qualquer condensador.
Gostou do conteúdo? Então deixe seu comentário aqui embaixo e divida conosco sua experiência!