Termômetro de medição por radiação

Princípios de medição por radiação: como funciona o termômetro infravermelho

Com a pandemia do coronavírus, muitos estabelecimentos começaram a usar o termômetro infravermelho para conferir a temperatura dos clientes. Este equipamento segue os princípios da medição por radiação, apontando a temperatura corporal em poucos segundos no display digital.

É um aparelho bastante seguro, já que não é preciso encostar na superfície do corpo para aferir a temperatura.

Se você tem curiosidade a respeito do funcionamento desse instrumento, acompanhe o artigo porque trouxemos mais detalhes sobre medição por radiação aqui no blog da Instrusul.

O que é medição por radiação?

Qualquer corpo que esteja aquecido, seja o corpo humano ou até mesmo um objeto, emite ondas de calor infravermelho, que é um tipo de radiação. Portanto, o processo de medição por radiação é nada mais do que uma maneira de mensurar o nível das ondas infravermelhas emitidas pelo corpo.

Funciona assim: após captar a energia do corpo em forma de radiação, o mecanismo interno do termômetro infravermelho a converte em energia térmica e energia elétrica. Depois, o valor é apontado no display do termômetro indicando a temperatura corporal.

Como funciona o termômetro infravermelho com medição por radiação?

O termômetro infravermelho mede a temperatura corporal por meio da medição por radiação, indicando o valor no display digital em poucos segundos.

O aparelho funciona à distância — basta posicioná-lo a alguns centímetros do corpo ou do objeto. Ou seja, não é preciso encostar na superfície, o que torna o aparelho mais seguro para o uso durante a pandemia do Covid-19 em ambientes públicos e privados.

Dependendo do estabelecimento, o aparelho é posicionado de forma perpendicular à testa ou ao pulso.

O laser tem a função de fazer a “mira”, assim sabermos para onde está sendo apontado o termômetro. Porém, este laser não tem nenhuma função na medição, que é realizada por um sensor de temperatura.

Entretanto, os especialistas ainda divergem sobre qual região do corpo é mais indicada para aferir a temperatura das pessoas e verificar se há febre (lembrando que este é um dos principais sintomas de infecção por coronavírus).

A superfície da testa é maior e mais fácil de acessar com o termômetro, porém é uma região que fica mais exposta ao sol, o que pode resultar em medições falhas. Por outro lado, o pulso fica mais coberto, mas pode acumular calor e suor por conta da roupa.

Cuidados para a medição por radiação

Para evitar erros durante a medição por radiação com termômetro infravermelho, é importante seguir alguns cuidados:

  • evitar intensa circulação de ar e exposição ao sol no ambiente, além de assegurar as condições de temperatura e umidade indicadas;
  • eliminar sujeiras, detritos e embaçamento na lente ou no sensor infravermelho antes da medição;
  • verificar no manual de instruções a distância recomendada entre o termômetro e a superfície para aferir a temperatura corretamente;
  • posicionar o termômetro infravermelho de forma perpendicular ao corpo, mantendo um ângulo de 90° em relação à área medida;
  • averiguar se há alguma condição que possa ter alterado temporariamente a temperatura do indivíduo (como exposição ao sol recente, prática de exercícios físicos e ingestão de bebida alcoólica).

Conclusão

Os termômetros infravermelhos são imprescindíveis no combate à pandemia do coronavírus — além, é claro, do uso de máscara e álcool em gel. Portanto, esperamos que este artigo tenha sido útil esclarecendo os princípios da medição por radiação.

Para saber mais, veja o jeito certo de usar o termômetro corporal sem contato aqui no blog da Instrusul. E confira também a categoria de termômetros em nossa loja! 🙂

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *