É comum encontrar equipamentos muito parecidos para uma determinada função dentro da indústria. Os medidores de pressão, por exemplo, são muito importantes no dia a dia da automação industrial, mas seus diversos modelos podem causar confusão na hora de escolher o melhor para sua necessidade.
Hoje, vamos te explicar as diferenças entre transmissor, transdutor e sensor de pressão. Nesse artigo, falaremos sobre as suas especificações, funcionamento e outros detalhes importantes sobre cada um deles. Acompanhe e boa leitura!
Transmissor de pressão
Um transmissor de pressão é o dispositivo que converte uma pressão aplicada em um sinal elétrico tratado, como um conversor de sinal. Geralmente, isso varia de acordo com as oscilações da pressão, mas ele consegue converter um sinal 4 a 20mA, 0 a 10VCC, entre outras transformações.
Muito importante para a captação de dados, as informações adquiridas por esse instrumento de pressão podem ser facilmente transferidas para notebooks e smartphones. Sendo assim, o transmissor de pressão é voltado para converter os dados mecânicos em um sinal elétrico.
Transdutor de pressão
O transdutor de pressão é um equipamento que transforma a pressão aplicada em um sinal analógico. Esse sinal geralmente é convertido em mV, variando de acordo com o nível de pressão e, consequentemente, da intensidade do sinal.
Além disso, ao transformar esse sinal em analógico, o transdutor se torna bastante importante para o dia a dia da automação.
Sensor de pressão
Já o sensor de pressão é responsável pelo monitoramento da pressão de outros tipos de materiais. Fluidos, gases ou outros elementos presentes na linha de produção ou outro processo de fabricação automatizado dentro da indústria são alguns dos materiais monitorados.
Qual a maior diferença entre eles?
Mesmo com as definições parecidas, é possível identificar diferenças precisas entre esses equipamentos. O sensor de pressão é um termo que abriga os transmissor e o transdutor, justamente por esses dois itens serem sensores com funções diferentes.
Enquanto o transmissor converte a pressão em mV para um sinal amplificado como volts, o transdutor recebe uma pressão e sempre converte o seu sinal para mV. Ou seja, o que muda de um equipamento para o outro é o seu tipo de conversão.
Agora que você sabe as diferenças entre o transmissor, transdutor e sensor de pressão fica mais simples saber qual o melhor para extrair o maior potencial técnico das máquinas.
Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog!