Na produção industrial, a medição de nível é essencial para controlar a capacidade de armazenamento de um tanque ou reservatório durante processos contínuos, onde exista determinado volume de substâncias líquidas ou sólidas.
Dentro disso, o sensor de nível é basicamente o equipamento responsável por fazer essa medição e controle dos reservatórios, sendo capaz de reduzir custos, aumentar a produtividade e até contribuir para a qualidade e segurança da produção industrial.
Como funciona um sensor de nível?
O sensor de nível é um aparelho usado para fazer medições de nível em um determinado recipiente. No geral, ele é composto por duas partes principais: um detector de nível e um circuito de saída.
O funcionamento desse equipamento começa pelo detector, que informa ao circuito a presença ou ausência de nível em determinada posição do reservatório.
Então, dependendo da informação transmitida pelo detector, o circuito de saída fica responsável por alterar o estado de saída do sensor.
Mas você sabia que existem diferentes sensores de nível para cada tipo de medição? Confira agora as principais diferenças entre as formas de medição de nível e quais os sensores indicados para cada caso.
Medição de nível pontual
O sensor para medição de nível pontual é responsável por detectar se há ou não há nível em um reservatório. Assim, se o produto armazenado toca o sensor, ele automaticamente emite um alarme, identificando a presença de nível.
Esse tipo de sensor, também conhecido como chave de nível, tem o objetivo principal de evitar transbordamentos, desperdício de produto e diversos outros transtornos causados por uma má medição.
Entretanto, caso o sensor seja colocado dentro do reservatório, ele pode ser afetado por incrustações, que podem causar alarmes falsos, mesmo em caso de não haver nível do produto.
Principais sensores de nível para este tipo de medição:
- Sensor de Nível tipo bóia
- Sensor de Nível tipo Pá Rotativa
- Sensor de Nível tipo garfo vibratório
- Sensor de Nível indutivo
- Sensor de Nível condutivo
- Sensor de Nível com a tecnologia RF-Admitância
Medição de nível contínuo
O sensor de medição de nível contínuo, ou transmissor de nível, é responsável por medir o produto em tempo real dentro do reservatório. Com esse sensor, o conteúdo de um reservatório pode ser monitorado de forma remota e em tempo real pelo fornecedor.
Dessa forma, é possível controlar o tempo exato em que o nível ideal do produto é atingido, exportando-o para outras etapas do processo e possibilitando que o reservatório seja reabastecido.
Os sensores de nível indicados para essa medição são:
- Sensores de Nível capacitivo
- Sensor de Nível tipo radar de onda guiada
- Sensor de Nível Ultrassônico
- Sensor de Nível por pressão diferencial
- Sensor de Nível com a tecnologia RF-Admitância
- Sensor de Nível Radiométrico
Medição de nível com contato
Por fim, a medição de nível com contato, como o nome já sugere, parte do sensor de nível é colocada em contato direto com o produto a ser monitorado.
Nesse caso, o sensor de nível indicado para esse time de medição é o que possui tecnologia RF-Admitância, pois ele realiza a medição por contato com eficiência e sem proporcionar nenhum prejuízo para o aparelho.
No site da Instrusul, você encontra os principais instrumentos de medição, indicados para fazer o controle de diversos processos industriais. Não deixe de conferir!
Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe nosso blog para encontrar outros conteúdos!