Por causa da pandemia do coronavírus, trabalhadores que atuam em serviços essenciais estão adaptando-se a uma rotina com ainda mais cuidados relacionados à saúde.
É o caso dos profissionais de laboratórios, que precisam adotar medidas de segurança para se resguardar durante a pandemia.
Segurança no trabalho sempre foi uma temática importante, mas sobretudo agora, durante a pandemia, se tornou ainda mais indispensável.
Confira quais são as medidas de segurança recomendadas para laboratório durante este período e saiba se você (ou seu laboratório) está tomando os cuidados necessários!
Cuidados básicos em laboratórios
Alguns cuidados que os profissionais de laboratórios devem tomar durante a pandemia são básicos e comuns a toda a população no intuito de se proteger do vírus. São eles:
Retirar roupa e sapatos
Um cuidado muito importante para manter o ambiente do laboratório livre e seguro do vírus é retirar os sapatos antes de entrar e trocar a roupa, colocando as peças sujas em uma sacola plástica.
Os sapatos devem ficar na porta para serem posteriormente desinfetados. O indicado é utilizar botas de borracha ou material descartável de proteção para os pés.
Higienizar bem as mãos
Essa é uma das medidas imprescindíveis para garantir a segurança em laboratório durante a pandemia. As mãos podem ser potenciais vetores do vírus, por isso, tem de ser higienizadas minuciosamente.
Isso vale para os profissionais que utilizam luvas durante o trabalho. Deve-se lavar bem as mãos antes de tocar em qualquer objeto do laboratório e repetir a higienização com frequência. Na área de saúde, por exemplo, recomendam-se cerca de 100 lavagens em um turno de 12 horas de trabalho.
Limpar e guardar objetos de fora
Objetos que vêm de fora do laboratório, como bolsa, chaves, carteiras, dinheiro etc, devem ser guardados em uma caixa de modo a evitar contaminações nos equipamentos e materiais do laboratório.
Qualquer objeto que o profissional precise utilizar durante a jornada de trabalho, como celular e óculos, deve ser desinfectado, de preferência com álcool 70%.
Laboratórios devem contar com EPI’s adequados
Durante a pandemia do coronavírus, ficou ainda mais evidente a importância do EPI (equipamento de proteção individual) para a proteção dos profissionais de atividades essenciais. Nesse caso, os equipamentos essenciais são:
- máscara (cirúrgica descartável ou de pano);
- jaleco;
- protetor facial;
- luvas;
- calçados fechados;
- touca;
- óculos de proteção
Esses equipamentos devem ser fornecidos aos funcionários pela empresa ou empregador.
Além de proteger contra o coronavírus, os EPI’s são importantes para reduzir o risco de contaminações de outros agentes patógenos e garantir a segurança dos profissionais em variados contextos.
Outros cuidados importantes
Como medidas de segurança em laboratório durante a pandemia, recomenda-se também manter a barba aparada, os cabelos estritamente presos e as unhas curtas.
Além disso, é importante utilizar o jaleco abotoado até em cima e evitar o uso de acessórios e adornos, como anel, aliança, colar, brincos e pulseiras.
Conclusão
As medidas de segurança em laboratório durante a pandemia visam, de forma geral, a correta higienização de mãos e materiais e o uso intensificado de equipamentos de proteção individual.
Alguns locais também já adotaram o uso de termômetro infravermelho de distância para controlar a temperatura e a saúde de quem frequenta o local.
E você, já está preparado para garantir sua segurança ou de seus funcionários em laboratório? Conheça nossa seção de equipamentos para segurança no trabalho e fique bem equipado. Até mais!