Você sabe qual a importância da segurança industrial?

Quais instrumentos preciso ter para manter a segurança industrial?

Se você trabalha na indústria sabe a importância de contar com os equipamentos certos para se proteger e até mesmo prevenir algum acidente. Pensando na segurança industrial, trouxemos este conteúdo para você entender um pouco mais sobre este tema e quais equipamentos usar. Confira!

O que é segurança industrial?

Segurança industrial corresponde às medidas tomadas para evitar e prevenir acidentes de trabalho no meio industrial. No Brasil, quem define essas normas e leis é o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.

Quais equipamentos preciso ter?

Para garantir a segurança dos colaboradores, o mercado dispõe de equipamentos utilizados de acordo com o perigo ao qual o empregado é exposto. Dessa maneira, dividimos os equipamentos necessários (EPIs) para se trabalhar em alguns setores industriais nas seguintes categorias:

Proteção contra ruídos

Ruídos excessivos podem prejudicar a saúde dos trabalhadores. De acordo com o Ministério do Trabalho, 85 decibéis é o limite de exposição ao qual um trabalhador pode ser submetido em um período de oito horas. No entanto, na indústria esse limite pode acabar se excedendo, por isso é muito importante usar algumas proteções como: protetores auriculares, abafadores de ruídos e tampões de ouvido.

Proteção da pele

Dependendo do seu segmento será preciso utilizar um tipo de roupa específico para diminuir os riscos de acidentes. Atualmente existem diversas opções de vestimenta no mercado, por exemplo, algumas são específicas para quem trabalha com eletricidade e lidam com o risco de incêndio. Alguns exemplos desse tipo de equipamento são: macacões, coletes e aventais.

Proteção dos olhos

Os olhos são uma das áreas mais sensíveis do corpo humano e para qualquer situação que precise de proteção é preciso usar óculos protetores, viseiras ou protetores faciais, dependendo do tipo de serviço exercido. O tipo de lente e protetor irá depender da atividade a ser desempenhada. Hoje existem opções específicas para proteção contra partículas volantes, radiação ultravioleta ou infravermelha, excesso de luminosidade e respingos químicos.

Proteção das vias respiratórias

Algumas substâncias podem entrar pelas vias respiratórias do trabalhador, como: produtos químicos, gases, poeiras, vapores, dentre outros. Por isso, a proteção respiratória é importante em diversas situações. Ela pode ser feita com ajuda de máscaras, filtros ou protetores faciais que podem ser descartáveis ou não, tudo dependerá do segmento industrial que você atua.

Proteção de mãos, pés e cabeça

A manipulação de objetos pesados durante o transporte e as atividades que envolvem ferramentas de corte como serras e guilhotinas exigem uma proteção especial para mãos, pés e cabeça. Essa proteção pode ser feita com luvas de aço ou raspa para as mãos e o uso de mangotes; botas com bico de aço ou antiderrapantes para os pés e para a cabeça o uso de capacetes, capuz ou balaclavas, que devem ser usados tanto em áreas cobertas quanto descobertas.

Proteção contra quedas

Alguém que trabalha em lugares altos, em uma atividade que exija o uso de escadas ou plataformas, precisa utilizar cintos de segurança para evitar quedas. Aliado a isso, pode-se implantar um “trava-queda” acoplado ao cinto de segurança ligado a um cabo de segurança independente, para os trabalhos realizados com movimentação vertical de qualquer tipo. Outros dispositivos de segurança são: talabartes regulares e cinturões. Todos eles são usados em conjunto para evitar acidentes.

Dicas de segurança

Mas como saber quais desses equipamentos usar? Bom, para isso é preciso ter controle do local de trabalho, afinal, a prevenção é a melhor maneira de evitar um acidente. Por exemplo, se você quiser saber se seus funcionários irão precisar de proteção auricular, você precisa ter um decibelímetro.

Não se esqueça de manter uma fiscalização rígida e manter o ambiente adequado para o trabalho. É preciso que sejam feitas medições das condições do ambiente de trabalho regularmente para adequar os equipamentos de proteção necessários.

Para isso você precisará contar com uma série de instrumentos especializados, mas não se preocupe pois eles são fáceis de encontrar e serão um investimento para sua empresa.

Evitar acidentes e diminuir os riscos à saúde de seus colaboradores faz com que os gastos com indenizações e licenças sejam menores. Por isso, é sempre bom contar com parceiros especializados nesse tipo de instrumentação, como a Instrusul.

Entendemos a importância de se ter uma boa instrumentação para manter a segurança industrial em sua empresa. Já que um ambiente de trabalho sem acidentes é sempre mais produtivo e a prevenção é a melhor opção.

Gostou dessas dicas? Comente aqui embaixo e acompanhe nosso blog para saber mais!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *