Medidor de rugosidade superficial

Rugosidade Superficial: importância e como medir

Você sabia que qualquer superfície, por mais plana e polida que pareça, sempre vai apresentar algum grau de imperfeições?

Muitas vezes elas não são visíveis a olho nu, mas com o auxílio do equipamento adequado é possível medir qual o nível, seja de um erro de forma ou de uma rugosidade superficial.

Como entender a rugosidade superficial?

Para medir a rugosidade superficial, é preciso se aproximar da superfície através de ampliação óptica. Dessa forma, é possível ver que ela possui diversas ondulações, também chamadas de erros de forma.

Estas, por sua vez, são constituídas de estruturas ainda menores, pequenos picos e vales que representam a rugosidade superficial.

A rugosidade se apresenta, principalmente, em superfícies que envolvem em seu processo de fabricação alguma operação de remoção de material — tornear, fresar, serrar, limar, aplainar, furar, etc.

Por que medir a rugosidade?

A rugosidade desempenha um papel importante no comportamento dos componentes mecânicos. Ela pode influenciar na qualidade do deslizamento, resistência ao desgaste, resistência a corrosão, vedação e até mesmo na aparência estética de um componente.

Alguns exemplos de montagens de componentes são rolamentos ou pistões automotivos. Eles trabalham com um alto índice de pressão e necessitam de um controle rígido de sua rugosidade superficial, a fim de evitar um superaquecimento ou desgaste prematuro do componente.

Aparelho de medição da rugosidade

O rugosímetro é um dos instrumentos utilizados para medir a rugosidade superficial. O funcionamento do rugosímetro consiste basicamente em percorrer a superfície com um apalpador que possui um sensor indutivo.

Na prática, o apalpador é acionado por um sistema mecânico que lhe permite movimentar-se, visando fazer a varredura da superfície a ser medida.

Atualmente, um dos equipamentos mais populares do mercado para a medição de rugosidade de uma forma portátil e extremamente precisa é o Rugosímetro SJ-210 da Mitutoyo, de fabricante Japonês líder mundial no segmento de instrumentos de medição.

Problemas na medição

Um dos maiores problemas, encontrados muitas vezes por falta de treinamento ou imperícia do usuário, é a quebra da ponta apalpadora do sensor deste equipamento.

Esta ponta é originalmente manufaturada em diamante industrial. Ou seja, ao mesmo tempo em que oferece uma dureza extremamente alta para evitar o desgaste, também se torna quebradiça, não resistindo contra impactos eventuais no ambiente de operação.

Atualmente, no Brasil, a Instrusul é a única empresa que oferece a possibilidade de recuperação da ponta de contato. Uma técnica exclusiva desenvolvida por nossa equipe de engenharia que traz à sua empresa uma oportunidade única de economia.

Conte conosco! Faça parte dos nossos clientes satisfeitos acessando o site da Instrusul.

______________________________________________________________________________________________________

Artigo escrito por:
Fernando Kauer é engenheiro mecânico e gestor de e-commerce da Instrusul, além de entusiasta de marketing digital. Conta com 18 anos de experiência em instrumentos de medição, calibração e assistência técnica, além de ministrar aulas na área da metrologia.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *