Saiba tudo sobre qualificação térmica

Qualificação térmica: o que é e qual sua importância?

Se precisássemos resumir todo o universo dos instrumentos de medição em uma palavra certamente seria “precisão”. Seja com equipamentos como os medidores de oxigênio dissolvido ou com esquadros e demais instrumentos de metrologia dimensional, é preciso sempre ser totalmente assertivo. E precisão também é a palavra que define a qualificação térmica.

Fundamental para garantir o melhor funcionamento de equipamentos e ambientes onde é necessário um rigoroso controle de temperatura, a qualificação térmica é um processo sem margem para erros.

Quer saber mais sobre o que é, qual a importância e quais as etapas de uma qualificação térmica? Continue acompanhando o artigo!

O que é qualificação térmica?

A qualificação térmica é o resultado de uma série de análises e acompanhamentos que monitora o desempenho de qualquer equipamento ou ambiente onde a temperatura precisa ser controlada.

Por exemplo, alguns tipos de vacina precisam ser armazenados em temperaturas que fiquem entre -15ºC e -25ºC. A qualificação térmica é o documento que comprova a eficácia daquele ambiente ou equipamento para o funcionamento na temperatura necessária.

Ou seja, se a temperatura pode afetar a qualidade de um produto, seu local de armazenamento precisa possuir a qualificação térmica. Portanto, até mesmo veículos de transporte precisam passar pelos processos de análise e certificação. O datalogger é o mais indicado para medição de temperatura e umidade.

Quais as etapas de uma qualificação térmica?

Como vimos, a qualificação térmica é o resultado de todo um processo. Portanto, se você está iniciando um negócio, saiba que será preciso atender diferentes necessidades de qualificação.

Com diferentes finalidades, ao todo, são três as etapas de uma qualificação térmica: Qualificação de Instalação (QI), Qualificação de Operação (QO) e Qualificação de Desempenho (QD).

Qualificação de Instalação (QI)

A Qualificação de Instalação é o primeiro passo para iniciar uma qualificação térmica. Essa etapa antecede a instalação dos equipamentos. 

Por exemplo, uma autoclave hospitalar precisa de espaço para ventilação. E é durante a Qualificação de Instalação que será avaliada a estrutura do local de instalação da máquina. Além disso, nessa etapa ainda são verificadas as demais condições para instalação.

Fiação, temperatura do ambiente, nível do solo e condições de limpeza também são avaliados durante a Qualificação de Instalação. Somente após a aprovação desta etapa que você estará liberado para prosseguir em busca da qualificação térmica completa.

Qualificação de Operação (QO)

A segunda etapa para obtenção da Qualificação Térmica é a Qualificação de Operação. Aqui, o objetivo é atestar o funcionamento dos equipamentos. Continuando no exemplo anterior, é nessa hora que serão testadas todas as funções da autoclave hospitalar.

Comandos básicos de operação, como ligar e desligar o equipamento, funcionamento do temporizador e testes de diferentes temperaturas são alguns dos testes feitos na Qualificação de Operação.

Qualificação de Desempenho (QD)

Enfim chegamos à última etapa da qualificação térmica! Após todos os demais processos estarem devidamente aprovados, você pode então avaliar o desempenho dos equipamentos.

Na Qualificação de Desempenho, o funcionamento do equipamento é testado. Portanto, no caso da autoclave, seria feita a esterilização de alguns materiais e seria analisada a temperatura interna da máquina, a uniformidade dessa temperatura, possíveis sobrecargas e outros processos de desempenho do equipamento.

Ao fim de todas essas etapas, você terá equipamentos e um ambiente devidamente qualificados termicamente!

Não deixe de continuar acompanhando nosso blog e compartilhe com seus amigos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *