O processo metrológico requer precisão, cuidado e observação. Isso porque as falhas nas máquinas e equipamentos podem trazer problemas de conformidade e até na relação com o consumidor. Neste post, apresentamos 5 dicas que vão ajudar a tornar o trabalho mais rápido e confiável, para que a metrologia não seja um problema na sua indústria. Confira!
A importância do processo metrológico
Realizar uma medição correta impacta em diversos aspectos da produção, como a qualidade dos produtos, uso de matéria-prima, controle estatístico dos processos, tomada de decisões, entre outros fatores.
Para que uma indústria não tenha problemas com essas questões, é preciso cuidar do processo metrológico com rotinas claras e seguidas à risca.
Como otimizar o processo metrológico?
Confira as nossas 5 sugestões para tornar a metrologia mais confiável.
1. Determine os padrões aplicados
Qualquer sistema de medição deve contar com métricas determinadas e claras, para que haja uniformidade nos processos e menor incidência de erros.
Para isso, é importante compreender como cada equipamento será usado, as grandezas de cada um e a resolução desejada. Esses parâmetros também auxiliam nas manutenções, para que as ferramentas tragam resultados confiáveis.
2. Identifique os aparelhos mais requisitados
A frequência de uso dos instrumentos e o número de pessoas que os operam também podem impactar o processo metrológico.
Vale a pena entender como cada ferramenta é utilizada e determinar um ciclo de ajustes adequado, evitando problemas nos resultados causados por defeitos no equipamento. Os aparelhos que são usados mais frequentemente devem passar por manutenções em intervalos de tempo menores.
3. Decida quem fará a calibração
O processo metrológico requer máxima precisão, e isso pode impactar a maneira com que as calibrações são feitas.
Na sua indústria, há os equipamentos e profissionais especializados para realizar esses ajustes? Se a resposta for não, vale a pena investir na contratação de uma empresa externa que se responsabilize pelo serviço, como um laboratório de metrologia.
Muitas vezes, os custos com o laboratório são menores do que com a compra dos aparelhos e treinamento dos profissionais, além da criação dos ambientes ideais para que a calibração seja feita corretamente.
Aqui nas Instrusul oferecemos os serviços de calibração e de assistência técnica, para ajudar sua empresa a manter a metrologia bem afiada. Você consegue chamar a gente pelo WhatsApp, clicando neste link.
4. Mantenha um histórico das calibrações
Todos os ajustes realizados nos equipamentos de medição devem ser registrados, para que haja um acompanhamento preciso. Essas anotações também podem ser consultadas em casos de lotes que apresentaram o mesmo erro, ajudando assim a identificar a relação de falhas no processo com a baixa qualidade.
Não basta apenas anotar os dados, é importante arquivá-los corretamente. Se possível, faça isso em um software que permita a gestão dessas informações, o acesso rápido e a fácil comparação.
5. Defina um calendário de manutenção
Como citamos acima, cada aparelho tem uma necessidade diferente de ajustes, de acordo com a frequência de uso. Vale a pena determinar o intervalo de calibração para cada equipamento, definindo datas precisas para que essa manutenção seja seguida corretamente.
Esse agendamento passa a fazer parte do trabalho de controle de qualidade, e evita problemas maiores decorrentes das falhas na metrologia.
Com essas 5 dicas, o processo metrológico fica muito mais confiável, dando à empresa espaço para identificar outros problemas e melhorar toda a produção interna.
Quer receber mais informações sobre aparelhos de medição? Assine a nossa newsletter!