Precisão e exatidão

Precisão e exatidão: conheça os conceitos e diferenças

Muitas vezes ouvimos as palavras precisão e exatidão sendo usadas no nosso dia a dia como se fossem sinônimos. De um forma geral isso não está errado, porém, quando trazemos esses parâmetros para o campo da medição, os dois termos possuem significados bem diferentes.

Quer entender melhor as diferenças entre precisão e exatidão na prática? Confira abaixo algumas  dicas que nós, da Instrusul, separamos para você!

Diferenças entre precisão e exatidão

Na metrologia, temos diversos parâmetros que devem ser considerados durante o processo de uma medição. Entre eles, estão a precisão e a exatidão, que dizem respeito à proximidade e à dispersão, respectivamente, dos valores resultantes das medidas obtidas pelos instrumentos de medição.

Abaixo, explicamos o que significam cada um desses conceitos:

Precisão

A precisão nada mais é do que a habilidade de um instrumento de fornecer resultados muito semelhantes quando são realizadas repetidas medições nas mesmas condições. Ou seja, garantir que se tenha pouca dispersão nos resultados obtidos pelo instrumento.

Em um exemplo prático: ao colocar um objeto que pesa 3kg sob uma balança três vezes, obtém-se as leituras de 3,5kg, 3,5kg e 3,5kg. Como se pode ver, apesar de os valores obtidos não representarem a realidade, os resultados mantiveram-se precisos nas três medições, sem diferenças significativas.

Exatidão

Já a exatidão se refere à capacidade do instrumento de medição de fornecer resultados corretos, ou seja, o mais próximos possível do valor de referência. Isso significa que ao fazer uma série de medições, mesmo que ocorra um pequeno desvio, o resultado médio será semelhante ao valor verdadeiro.

Na prática, podemos usar como exemplo o mesmo objeto que pesa 3kg (3.000g). Ao colocá-lo sob a balança três vezes, temos três leituras: 3.010g, 3.000g e 3.015g. Considerando que essas variações estão dentro do desvio padrão esperado, podemos dizer que essa balança é exata. Isso pois mostra valores aproximados do real em todas as medições, embora não seja precisa.

E como obter uma medição que seja tanto precisa quanto exata?

Bem, para isso, usando o mesmo objeto dos exemplos anteriores, o resultado das três medições na mesma balança deveria ser: 3kg, 3kg e 3kg, medidas que são iguais ao valor real e que se repetem nas três aferições.

Precisão e exatidão nos instrumentos de medição

Agora ficou mais fácil de entender as diferenças entre precisão e exatidão, certo? Como você pode ver acima, essas duas certezas possuem significados diferentes para os mesmos resultados.

Porém, elas possuem uma coisa em comum: ambas estão relacionadas à qualidade dos instrumentos de medição. Apenas uma balança bem calibrada poderia fornecer resultados precisos e exatos!

Pensando nisso, a Instrusul oferece diversos equipamentos para laboratório e instrumentos de medição que possuem certificado de calibração e qualidade Inmetro! Tudo para garantir os melhores resultados. Acesse a loja da Instrusul e conheça nossos produtos!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *