Se você está procurando um nível maior de precisão em pequenas medições, o relógio comparador consegue discernir com muita facilidade valores que ao olho nu não consegue diferenciar facilmente.
Além disso, o relógio comparador é muito usado para verificar a tolerância de um processo de inspeção de uma peça usinada e pode ser utilizado em diversas situações. Se você quer saber mais sobre o aparelho, abaixo vamos definir melhor o relógio comparador, entender suas aplicações e quais são os tipos de instrumentos que existem no mercado.
Como funciona
Como dissemos acima, o relógio comparador é um aparelho usado para medir através da sensibilidade e com grande precisão pequenas medições. No instrumento, existe um mostrador com um ponteiro e uma ponta de contato que auxilia nesse processo de medição.
O aparelho funciona da seguinte maneira: ao colocar o aparelho no objeto a ser medido, a ponta de contato sofrerá uma pressão que fará o ponteiro vibrar no mostrador. Essa reação tem duas consequências:
- se girar para o sentido horário: a diferença na medição é positiva, representando uma maior dimensão estabelecida na peça.
- se girar para o sentido anti-horário: por outro lado, a diferença é negativa. Isso significa que a peça apresenta menor dimensão que a estabelecida.
Aplicações
- Ajuda a calibrar maquinários de fábrica;
- Verifica desgastes nas laterais ao instalar um novo disco de freio em veículos;
- Para garantir qualidade, o relógio comparador trabalha avaliando aderência (estatística) e precisão no processo de fabricação ou usinagem;
- Manufatura de precisão para fabricantes de ferramentas.
Tipos de relógio comparador
De modo geral, os relógios comparadores podem ser divididos em duas categorias: o mecânico e o digital. Contudo, não importa qual dos dois tipos for, eles são aparelhos de precisão e para mantê-los calibrados é necessário armazená-los devidamente em estojos para evitar choques mecânicos.
Sobre o relógio comparador mecânico, ele geralmente possui um mostrador contínuo e analógico. A ponteira pode ter diversos tamanhos de diâmetros. O valor desse aparelho pode variar de acordo com o material que é feito, além de possui a vantagem de poder calibrar especificamente para cada medição antes do seu uso.
Já se tratando do relógio comparador digital seu mostrador é eletrônico, o que facilita ainda mais a verificação das medições. Além de poder contar com outras funções como travamento de teclas, congelamento de dados e alarme de bateria fraca, o aparelho ganha destaque porque sua leitura é instantânea!
Entendeu para quê serve o relógio comparador? Com essas dicas que demos acima, ficará mais fácil de saber qual é o ideal para o seu uso! Caso tenha alguma dúvida, não hesite em deixar um comentário ou entre em contato diretamente conosco, da Instrusul. Até mais!