Novas tecnologias estão cada vez mais modernas e atendendo todas as necessidades que a indústria tem. Um desses equipamentos é conhecido como CLP, um modelo de controlador programável que ajuda a monitorar e auxiliar diversos processos industriais. Continue a leitura desse artigo e saiba mais sobre o CLP, como ele funciona e suas vantagens!
O que são CLPs
O Controlador Lógico Programável, ou apenas CLP, é um equipamento que utiliza uma memória programável para automatizar processos e controlar diversos tipos de tarefas. Ele é conhecido como um computador que ajuda muito o funcionamento diário da indústria.
Mesmo tendo sido criado para a área automobilística, aos poucos os CLPs foram introduzidos em outras linhas de produção. Hoje ele conta com um processador, memória para leitura e gravação, memória de leitura e portas de comunicação.
Como funciona
Os CLPs funcionam recebendo informações de sensores e dispositivos. Esses dados são processados, controlados e enviados aos seus dispositivos de saída conforme a programação realizada.
Com isso, é possível realizar registros em tempo real, como volume de produtividade da máquina, interromper o processo, gerar alarmes caso haja um mau funcionamento, medir a temperatura da operação, entre outros recursos.
É importante destacar que os CLPs precisam ser programados corretamente para que haja um melhor aproveitamento de suas vantagens.
Vantagens da CLP
O CLP consegue garantir vantagens únicas que com certeza farão diferença no dia a dia da indústria. Algumas delas são:
- Reduzir custos: Comparados com os painéis de relés, esses equipamentos trabalham com um custo menor de manutenção e exigem menos tempo para atualizações. Os CPLs também podem ser aproveitados em diversos equipamentos, ajudando a sua aplicação em massa.
- Mais precisão dos processos: Os CPLs contam com sensores e processadores excelentes que reúnem as informações sobre os processos de forma mais precisa e controlada. Seu hardware e software trabalham juntos, o que torna mais fácil o processo de localizar possíveis erros.
- Programação fácil: As linguagens de programação utilizadas para configurar o CPLs são bastante fáceis de serem aprendidas e expandem mais a área de configurações, permitindo ações simples e complexas.
Importância do CLP
O CPL envolve diversas partes do processo industrial em um só lugar, fornecendo resultados mais precisos e claros. Dessa forma, a produção funciona com um melhor desempenho e as falhas são menores, o que também aumenta a produtividade em um todo.
Assim, ao implantar um sistema CLP na indústria você consegue ter um custo menor e uma produtividade excelente. Por isso, se você quer instalar este controlador, fique atento aos profissionais envolvidos e a empresa responsável por cuidar desses equipamentos.
Agora que você sabe o que são CLPs, continue no nosso blog e veja mais conteúdos sobre os melhores equipamentos para a sua indústria e sobre os tipos de instrumentos de medição!