Manter seus instrumentos de medição calibrados é muito importante, pois garante a qualidade de todos os seus processos. A calibração serve para evitar que nossos equipamentos de medição forneçam informações equivocadas, tornando-se produtos sem confiabilidade e aumentando os custos como um todo, seja pelo retrabalho que isso pode gerar ou até pela necessidade de reposição. E uma das garantias de que o instrumento está adequado para uso é o certificado de calibração.
Hoje, vamos falar sobre o que é certificado de calibração e por que é importante tê-lo para garantir a qualidade dos seus instrumentos. Olha só!
Certificado de calibração: o que é e como funciona?
O certificado é um documento oficial, originado após ser efetuada a calibração de fábrica do seu equipamento de medição. Este é emitido por um laboratório de calibração, que deve ser reconhecido e acreditado pelo Inmetro, cujas informações são padronizadas pela norma NBR ISO/IEC 17025.
Por meio deste certificado você torna-se ciente dos possíveis erros de precisão do seu equipamento, apresentados no momento da calibração. Sendo assim, poderá corrigi-los quando utilizar seu instrumento de medição, tornando seus resultados mais precisos e confiáveis.
Além disso, há uma série de outras vantagens que podem ser atribuídas a este certificado, como:
- Redução na variação das especificações técnicas dos produtos;
- Qualidade do produto, o que representa uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes;
- Prevenção dos defeitos;
- Compatibilidade das medições.
Quais informações devem constar no certificado?
Existem algumas informações que não podem faltar neste certificado, pois é com base nelas que você poderá fazer a leitura do seu instrumento. Elas são:
- Laudo técnico;
- Tabela/gráfico com os resultados obtidos durante as medições;
- Estimativas de erro ou correção;
- Periodicidade;
- Localização;
- Quantidade dos pontos a serem calibrados;
- Demais aspectos relevantes.
Qual a validade do certificado de calibração?
A validade do certificado depende de cada equipamento. Geralmente, deve-se fazer uma primeira calibração ao comprar o produto. Após, as próximas calibrações devem ser feitas de acordo com as orientações do fabricante ou conforme necessidade. Existem alguns fatores que podem ajudar a determinar a periodicidade de sua calibração, como o histórico das últimas calibrações e a ocorrência de consertos no aparelho, e também alguns fatores técnicos, entre eles:
- Tipo de equipamento;
- Desgaste e instabilidade;
- Condições do ambiente onde é utilizado;
- Armazenamento e transporte do instrumento;
- Frequência e severidade do uso.
Quem deve obter o Certificado de Calibração?
O certificado de calibração é obrigatório em empresas que estejam certificadas nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO/TS 16949, ISO/IEC 17025, RDC59 ANVISA, Portarias Técnicas do Governo, entre outras.
Mesmo que sua empresa não esteja certificada dentro destas normas é importante lembrar que a certificação garante a qualidade dos seus equipamentos. Nós, da Instrusul, por exemplo, contamos com nosso próprio laboratório e fornecemos certificados de calibração, além de assistência técnica com estrutura completa.
Então, gostou do nosso conteúdo? Se ainda ficou com dúvidas, entre em contato conosco! Ficaremos felizes em poder ajudar. Até a próxima!