Trabalhador de manutenção

Cuidados com os trabalhadores de manutenção de rede de esgoto

Os cuidados com os trabalhadores de manutenção de rede de esgoto são fundamentais. Afinal, trata-se de um espaço confinado e insalubre. Ou seja, que pode trazer prejuízos à saúde quando as medidas corretas não são tomadas.

Então, veja os cuidados mais importantes para evitar problemas e transtornos durante o trabalho de manutenção de rede de esgoto. Acompanhe!

Vistoria do local

Antes de iniciar qualquer serviço de manutenção de rede de esgoto, é necessário fazer uma vistoria minuciosa. Isso ajuda a identificar os potenciais riscos que o local oferece.

Podemos citar riscos relacionados a acidentes físicos, químicos e biológicos. Por exemplo, quedas, perfurações, falta de oxigênio, vazamentos de substâncias potencialmente tóxicas etc.

Além disso, é importante que haja um responsável técnico encarregado da vistoria do local, do monitoramento do serviço e da orientação dos trabalhadores. Só assim se garante que as medidas de segurança sejam devidamente cumpridas.

Permissão de entrada de trabalho

Para que os trabalhadores possam entrar em ambientes confinados, eles precisam portar um documento chamado PET (Permissão de Entrada de Trabalho), conforme disposto na Norma Regulamentadora 33 (NR 33).

Além de conceder a permissão para entrada, este documento especifica as medidas de segurança básicas e as ações que devem ser tomadas pelos trabalhadores em casos de emergência durante o serviço.

Então, este é outro cuidado muito importante durante o trabalho de manutenção de rede de esgoto, e deve ser monitorado pelo supervisor de entrada antes do início da atividade a ser desenvolvida.

Monitoramento do ar

Em ambientes confinados, como as câmaras de manutenção, um dos cuidados mais importantes é o monitoramento do ar.

Os níveis de concentração de oxigênio e produtos contaminantes devem ser observados durante toda a realização do serviço com a ajuda de um detector de gases. Saiba para que serve e como usar este instrumento no link acima!

Caso a indicação seja de alto nível de contaminantes e pouco oxigênio, o serviço deve ser interrompido sob o risco de mal-estar e acidentes por conta do ambiente asfixiante.

Lembrando que, antes de iniciar o trabalho, é importante verificar o funcionamento e a correta calibração do aparelho de detecção de gás. Confira nossos modelos de medidores de 4 gases aqui na Instrusul.

Uso de EPI’s

Salientamos a importância do uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual). para todos os trabalhadores que realizam serviços em ambientes insalubres ou que oferecem risco à saúde.

Os EPI’s servem para protegê-los da exposição física e minimizar os riscos relacionados à execução do serviço, resguardando tanto os trabalhadores quanto os empregadores.

Lembrando que o fornecimento de equipamentos de proteção individual por parte do empregador é obrigatório por lei, assim como o cumprimento de uso por parte dos funcionários.

Veja alguns dos EPI’s mais comuns para trabalhadores de manutenção de rede de esgoto:

  • máscara;
  • respirador;
  • cinto de segurança;
  • luvas;
  • botas;
  • capacete.

Conclusão

Todo equipamento de proteção individual deve ser certificado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), além de apresentar qualidade comprovada e fornecedores confiáveis.

Conheça os equipamentos da categoria de segurança do trabalho aqui na Instrusul! Somos uma loja especializada na comercialização de instrumentos de medição e contemos com os mais renomados fabricantes do mercado!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *