Você sabe o que é e como montar um layout produtivo?

O que é layout produtivo e como funciona?

Organização e planejamento são fatores essenciais para o pleno funcionamento de qualquer coisa na vida. Nas fábricas e indústrias não poderia ser diferente. E você sabia que há diversas maneiras de realizar um bom processo organizacional? Basta seguir um layout produtivo!

Mas você sabe o que é, quais os tipos, como funciona e como organizar um layout produtivo? Hoje, vamos ajudar você a encontrar todas essas respostas.

O que é um layout produtivo?

Como vimos brevemente, o layout produtivo é um processo de organização que tem como objetivo otimizar todos os processos de uma indústria ou fábrica. De maneira muito simplificada e reducionista, podemos dizer que um layout é como se fosse uma “planta” da fábrica.

Ou seja, um layout consiste em “desenhar a planta da sua fábrica” para entender e delimitar os espaços destinados a cada parte dos espaços disponíveis. Porém, ele vai muito além da função de demarcar áreas e espaços. O layout combina a melhor disposição dos elementos e processos da fábrica com os melhores espaços.

Portanto, pode-se concluir que um layout é algo muito mais complexo do que uma planta, afinal, ele serve para propósitos específicos de acordo com cada necessidade. Podendo ser aplicada em qualquer tipo de empresa, é preciso saber que há diversas maneiras de realizar um bom layout produtivo.

Antes de entrarmos em detalhes sobre cada uma delas, vamos compreender como funciona um layout produtivo.

Como funciona um layout produtivo

O primeiro passo para compreender como funciona um layout produtivo é saber o que levar em consideração na hora de montar um. Para isso, antes de mais nada, você deve avaliar o fluxo do processo, ou seja, analisar todas as etapas de fabricação.

Com isso, você verificará se há movimentações desnecessárias, gargalos de produção, potenciais riscos de acidentes e qualquer outro eventual procedimento que atrase ou gere ônus à sua produção. Assim, saberá se e onde é preciso agir.

Por exemplo, digamos que nesse processo você identificou que há estações de trabalho que estão muito distantes umas das outras e seus funcionários gastam muito tempo indo de um ponto a outro. Montar um layout produtivo pode solucionar esse problema, afinal seu principal objetivo é otimizar todos os fluxos e processos produtivos.

Como em uma fábrica ter a melhor disposição dos maquinários e dos postos de trabalho é sinônimo de economia, esse processo é fundamental. Apesar da existência de diferentes modelos, algumas características são comuns em qualquer tipo de layout.

Tipos de layout produtivo

Agora que entendemos o que é um layout produtivo, é hora de sabermos alguns de seus principais tipos e para que servem. Conheça cada um deles:

Layout por produto/linear

Como o próprio nome sugere, é um layout onde o produto se move. Portanto, o desenho dos postos de trabalho deve obedecer uma lógica.

Um lugar onde os processos são otimizados dessa maneira é na indústria automobilística: o veículo se move enquanto as máquinas estão fixas nos postos de trabalho, seguindo um processo de montagem. Esse modelo de layout também é chamado de “linear”.

Layout por processo/funcional

Aplicado em contextos onde uma área abriga máquinas que servem para diferentes fluxos de trabalho. Nesse caso, o layout precisa contemplar o bom funcionamento simultâneo de todos os fluxos.

Layout fixo/posicional

Nesse modelo, o produto fica fixo; é totalmente o oposto do layout linear. Os postos de trabalho e todo o resto ao redor do produto se movem, menos ele. Um exemplo é o layout preparado para montagem de um navio.

E então, ficou claro o que é e para que serve um layout produtivo? Agora siga acompanhando os conteúdos do nosso blog!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *