As estações meteorológicas são responsáveis por prever, de acordo com o período do ano, as mudanças climáticas e atmosféricas. Muitos desses resultados só são possíveis graças ao avanço tecnológico e, por isso, qualquer estação precisa de vários instrumentos.
Diversos dados são importantes, sendo assim, vários sensores e dispositivos são necessários para gerar os resultados esperados e garantir a maior precisão possível.
Entenda a seguir quais são os principais instrumentos de medição utilizados em uma estação meteorológica para coletar dados e fazer diagnósticos das condições climáticas.
Termômetro
Quando se fala de condições climáticas, a temperatura é o primeiro fator lembrado, pois é o mais citado no senso comum.
É por isso que o termômetro é a base de qualquer estação meteorológica, fazendo a função de medir as temperaturas e levar os dados para o console central da unidade.
Ele atua da mesma forma que os outros termômetros conhecidos: funciona como sensor da temperatura e a converte para dados com valores compreensíveis. Vale citar que existem termômetros funcionando interna e externamente em cada estação.
Além disso, é possível encontrar no mercado termômetros que funcionam com energia solar ou com baterias. E é importante que o termômetro externo seja protegido da radiação para não afetar os dados.
Higrômetro
Outra questão importante para o clima é a umidade. O higrômetro, portanto, atua como um sensor de umidade nas estações meteorológicas e geralmente é colocado ao lado dos sensores de temperatura.
Na prática, as moléculas de água absorvidas do ar por um eletrodo de metal através de uma alteração específica indicam qual é a umidade relativa.
Barômetro
A pressão atmosférica do ar também é conhecida como pressão barométrica e é por isso que o barômetro, que mede esse dado, se chama assim. Ele mede a pressão através de um coletor de força que determina a tensão quando ela é aplicada a uma área específica.
Esse estresse mecânico mede a resistência elétrica dos semicondutores ou metais. Esses dados são convertidos para o formato digital para serem exibidos no console, mas originalmente são analógicos.
Anemômetro
O anemômetro é responsável por medir a velocidade do vento e os dados da sua direção. São três tipos de anemômetro que podem ser escolhidos, mas, na prática, o vento passa pelos espaços do aparelho diminuindo ou aumentando as ondas ultrassônicas.
Através das alterações dessas ondas, o anemômetro registra os dados de velocidade e direção do vento, que são transmitidos para o display do dispositivo.
Pluviômetro
Responsável por calcular a quantidade de chuva, o pluviômetro é o aparelho que transmite os dados relativos às quedas de água. Sua precisão é impressionante, pois ele é capaz de medir cada 0,01 milímetro de chuva.
O dispositivo tem um formato de balde e geralmente também possui malhas que afastam os insetos e deixam o medidor livre.
É claro que não há uma regra para os tipos de instrumentos de medição que uma estação meteorológica possui, mas esses são os mais comuns. Gostou de saber do assunto? Acompanhe mais posts no blog da Instrusul.