O instrumentista industrial é um dos profissionais mais importantes na área industrial, pois ele é responsável pelo bom funcionamento dos sistemas de medição e controle em processos produtivos de diversos segmentos dentro da indústria. Mas, está cada vez mais difícil encontrar profissionais qualificados para esta área.
Pensando nisso, trouxemos um conteúdo que vai tirar todas as suas dúvidas sobre esta profissão e o que você precisa saber para se tornar um instrumentista industrial capacitado para atuar neste mercado tão exigente. Continue lendo para saber mais!
O que faz um instrumentista industrial?
Um instrumentista é responsável por instalar, calibrar, comissionar e manter os instrumentos e equipamentos utilizados no controle de processos industriais. Dessa forma, percebe-se que sua área de atuação numa empresa é imensa.
O instrumentista pode atuar em empresas que desenvolvem atividades relacionadas aos setores farmacêutico, automobilístico, têxtil, de alimentos, químico, geração de energia, saneamento básico, petroquímico e metalúrgico, por exemplo.
A instrumentação em si está diretamente ligada ao processo de automação da indústria, ela é a responsável por sustentar toda a Pirâmide da Automação Industrial. Deu pra ver que ela é uma profissão muito importante pois, é ela quem conduz os processos industriais, fazendo constantes medições e controlando uma série de variáveis físicas e químicas.
Este profissional atua diretamente nas áreas da eletroeletrônica, pneumática, hidráulica, mecânica, química e informática da empresa, visando manter a eficiência da produção, melhorar a qualidade dos produtos, reduzir o tempo e os custos de fabricação e aumentar a lucratividade. Por isso, existe uma alta demanda por instrumentistas industriais no mercado.
O que é preciso para se tornar um instrumentista industrial
Para ingressar nesta carreira você pode fazer cursos técnicos online ou presenciais. Por isso, deixamos algumas dicas das áreas que você precisa estudar para se tornar um profissional completo. Não se esqueça que, além de lidar com os equipamentos e funções pertinentes a sua área de trabalho, você também precisará estar familiarizado com as outras áreas da indústria, como: automação, elétrica e a manutenção industrial.
Fora a instrumentação industrial em si, confira abaixo outras áreas de estudo que você precisa saber para se tornar um instrumentista de excelência:
- Automação Industrial: É definida como a utilização de máquinas eletromecânicas e equipamentos específicos para automatizar. Procura aumentar a eficiência dos processos, maximizar a produção com o menor consumo de energia, menor emissão de resíduos e melhores condições de segurança, seja material, humana ou das informações;
- Eletricidade: Este é o ramo da física responsável pelo estudo de quaisquer fenômenos que ocorram por causa de cargas elétricas em repouso ou em movimento.
- Manutenção industrial: Podemos entender a manutenção como o conjunto de cuidados técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente de máquinas, equipamentos, ferramentas e instalações. Esses cuidados envolvem a conservação, adequação, restauração, substituição e a prevenção .
Aprendemos sobre a importância do instrumentista industrial e como se tornar um profissional desta área e que este será um bom investimento para o futuro, caso você pense em se profissionalizar neste segmento.
Gostou deste conteúdo? Acompanhe nosso blog e deixe seu comentário!