Sempre que o assunto é metrologia, diversas dúvidas aparecem. Uma das mais comuns, é para que serve a metrologia. E para descobrir a importância da metrologia, preparamos esse artigo!
Continue acompanhando para tirar todas as suas dúvidas e conheça mais sobre a importância da utilização dos instrumentos de medição.
O que é metrologia?
O Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM 2012) define metrologia como a “ciência da medição e suas aplicações”. Portanto, podemos dizer que a metrologia nada mais é do que aquilo que está por trás das medições, como equipamentos técnicos, e também o que é feito a partir delas.
Ainda de acordo com o Vocabulário Internacional de Metrologia 2012, “a metrologia engloba todos os aspectos teóricos e práticos da medição, qualquer que seja a incerteza de medição e o campo de aplicação”.
Portanto, calibrações e medições de temperatura, por exemplo, são algumas das práticas que ajudam a exemplificar o que é metrologia. Essas práticas também apontam para a importância da metrologia no nosso dia a dia.
Onde é mais comum o uso da metrologia?
O uso da metrologia é muito amplo, pois, como vimos, ela está presente em tudo ao nosso redor. Mas, existem três principais tipos de uso da metrologia que são mais comuns. Sendo eles: metrologia científica, metrologia industrial e metrologia legal.
A metrologia científica é aquela na qual o mais alto nível de qualidade se faz presente. Isso porque a metrologia científica é responsável por alcançar resultados altamente precisos. É a metrologia científica quem também ajuda a desenvolver as medidas base, de definição, ou seja, aqueles valores padrões. Por exemplo, quilogramas, litros, metros, etc.
A metrologia industrial por sua vez é aquela que garante a qualidade de determinados produtos e processos. A metrologia industrial é a base para que análises de certificações possam ser realizadas. Essa prática possibilita que sejam feitas inspeções em extintores de incêndio, por exemplo.
Além disso, a metrologia industrial também é fundamental para assegurar os padrões e o pleno funcionamento nos processos em linhas de produção de fábricas e indústrias.
Por fim, com a metrologia legal, a área de utilização da metrologia é estendida aos órgãos de fiscalização. De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), a metrologia legal “é parte da metrologia relacionada às atividades resultantes de exigências obrigatórias, referentes às medições, unidades de medida, instrumentos e métodos de medição, que são desenvolvidas por organismos competentes”.
Portanto, a metrologia legal é utilizada para proteger os consumidores, assegurando a máxima qualidade dos produtos inspecionados.
Qual a importância da metrologia para nossa saúde?
A resposta para essa pergunta é uma só: toda! A metrologia é o que nos impede de comprar um computador com peças que não estejam de acordo com as normas e que possam pegar fogo, por exemplo. Além disso, há diversos equipamentos hospitalares que só funcionam adequadamente se estiverem devidamente calibrados e inspecionados.
Portanto, a metrologia é extremamente essencial se considerarmos a quantidade de produtos que estamos expostos diariamente.