Um bom certificado de calibração, especialmente os acreditados e rastreados pela Rede Brasileira de Calibração, contém diversos dados relacionados com resultados e a eficiência dos equipamentos de medição.
Dois valores importantíssimos nesses documentos são o erro e a incerteza, mas muitas pessoas acham que eles são a mesma coisa. Vamos explicar hoje qual a diferença destes dois valores e sua importância nos resultados!
Incerteza de medição
Antes de tudo, vale a pena lembrar que os resultados obtidos nas medições são somente estimativas ou aproximações do verdadeiro valor. É por isso que a incerteza de medição é importante: não é um parâmetro negativo, mas um valor de referência.
Tendo referências comparativas, os profissionais podem fazer comparações com os resultados para torná-los mais confiáveis. Isso acontece tendo um valor associado, que é chamado de mensurando, que auxilia a representar o valor das grandezas.
Se ainda tem dúvidas sobre este tema, vale a pena ler o nosso artigo sobre incerteza de medição antes de continuar este texto.
Erro de medição
Seguindo o fato de que toda a medição pode acabar sendo afetada por erros, é importante conceituar: o erro de medição corresponde à diferença entre valor medido de uma grandeza e um valor de referência, normalmente fornecido por um padrão.
São vários os motivos que podem influenciar os erros, como a ação (combinada ou isolada) de fatores que fazem parte do processo de medição, como operador, instrumento, método, ambiente ou mensurando.
Podem existir diversos tipos de erros, o importante é saber identificar qual é a sua origem e quais fatores podem estar interferindo no processo. Dessa forma é possível avaliar o impacto do erro nos resultados e preveni-lo.
Diferença de erro e incerteza de medição
Na prática, o erro de medição é uma diferença de valores e a incerteza de medição é uma dúvida – ou margem de erro – que pode haver sobre qualquer resultado de medição.
É importante ressaltar que nenhum desses valores podem ser classificados como bons ou ruins, mas eles são essenciais para qualificar um sistema de medição. A partir dos dados fornecidos por esses valores, é possível definir confiabilidade e tolerância nos resultados.
É claro que o melhor para a qualidade de medição é que esses valores sejam o menor possível, mas o fato é que eles estarão sempre presentes nos certificados de medição.
A dica é sempre investir em bons laboratórios, que forneçam calibrações confiáveis e com rastreabilidade a órgãos RBC, que garante que os dados informados são de qualidade. Assim, o processo não é afetado negativamente.