Conheça as principais diferenças entre epc e epi

EPC e EPI: quais as diferenças entre esses equipamentos de proteção?

Garantir a integridade física e zelar pela saúde de todos é um dever de todas as fábricas, indústrias e demais postos de trabalho onde há exposição e risco. A proteção é um princípio básico e fundamental da segurança do trabalho. Por isso, a utilização de EPC e EPI é tão importante.

Esses equipamentos de proteção possuem diferentes finalidades, mas atendem um mesmo propósito: proteger os trabalhadores. E você sabe qual a diferença entre EPC e EPI? Quando é necessário utilizar, quando é necessário utilizar outro? Para tirar essas e outras dúvidas, continue acompanhando o artigo!

O que são EPCs?

Os EPCs são todos os equipamentos voltados à proteção de um grupo de trabalhadores. EPC, portanto, é a sigla para equipamentos de proteção coletiva.

Sua utilização é recorrente em diversos setores, como por exemplo na construção civil. Em muitas obras é comum observarmos a presença de redes de proteção no entorno das construções. Sua finalidade é proteger qualquer eventual acidente que todos os trabalhadores estão sujeitos, de maneira coletiva.

Quais os principais EPCs?

Os equipamentos de proteção coletiva devem ser fornecidos pela empresa e devem atender às necessidades e riscos que sua finalidade apresenta. Portanto, os principais EPCs da indústria química são diferentes daqueles indispensáveis em um ambiente hospitalar.

Ainda assim, existem alguns equipamentos que são de suma importância em todos os segmentos. É o caso do kit de primeiros socorros e dos detectores de fumaça.

Dos EPCs mais conhecidos e comuns, pode-se destacar:

  • sistemas de ventilação;
  • cones e placas de sinalização;
  • extintores de incêndio.

O que são EPIs?

EPI significa equipamento de proteção individual. Juntamente com os EPCs, são equipamentos voltados para proteger os trabalhadores dos riscos de acidente no ambiente de trabalho.

Os EPIs, porém, são aqueles equipamentos que só têm a capacidade de proteger individualmente um profissional. Por exemplo, em um ambiente onde há possibilidade de choque elétrico, o uso de luvas e calçados adequados é indispensável. Para conhecer mais sobre a importância dos EPIs, clique aqui.

Quais os principais EPIs?

Os equipamentos de proteção individual também são diferentes de acordo com a finalidade do local de trabalho. Mas, muitos deles são os mesmos para todos os tipos. Por isso, conheça os principais EPIs:

  • luvas;
  • capacetes;
  • protetor auditivo;
  • óculos de proteção;
  • máscara;
  • calçado de segurança.

Clique aqui para mais produtos de segurança do trabalho.

Quais as principais diferenças entre os equipamentos de proteção?

Bom, como vimos, os equipamentos de proteção individual são aqueles equipamentos que servem para proteger individualmente os trabalhadores.  Já os equipamentos de proteção coletiva, servem para garantir a segurança de todo um grupo de trabalhadores em conjunto, não apenas em situações individuais.

É importante destacar que a utilização de um não é excludente da necessidade de utilização de outro. Por exemplo, não é porque há cones sinalizando que um reparo em uma via está sendo feito que os trabalhadores não deverão estar utilizando luvas.

Agora que você compreendeu as principais diferenças entre os equipamentos de proteção, compartilhe o artigo! Para mais conteúdos como esse, continue em nosso blog!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *