O condutivímetro é o instrumento responsável por medir a quantidade de corrente elétrica ou o quanto uma solução é condutora. Também é possível medir mudanças que possam ocorrer nos processos de tratamento de resíduos em estações de tratamento de água. Sendo assim, ele é muito usado em estações de tratamento de água e laboratórios ambientais.
Quer aprender mais sobre o condutivímetro e como ele funciona? Continue lendo este material que preparamos para você tirar suas dúvidas e aprender a usá-lo!
Como funciona o condutivímetro?
O condutivímetro é constituído por eletrodos polarizados dentro de uma sonda. Geralmente, é um equipamento portátil para medições em campo, e seu funcionamento é bem simples: após colocar a sonda na solução ou líquido, o medidor aplica uma tensão entre os dois eletrodos dentro da sonda. A resistência elétrica da solução causa uma queda na voltagem, que então pode ser lida pelo condutivímetro e o resultado aparecerá na tela.
Então o medidor converte esta leitura para milli ou micromhos. O valor medido irá indicar o total de sólidos dissolvidos. Para uma medição correta e confiável é preciso que os eletrodos sejam calibrados antes do uso e também devem estar limpos.
Se sua superfície estiver apresentando deteriorações ou algum vestígio que prejudique a amostragem, é sinal de que os eletrodos precisam ser trocados. Outra dica importante é não usar nenhum tipo de material abrasivo ou corrosivo para aperfeiçoar a medição, somente a limpeza à base de água e detergente neutro já é suficiente.
Como a ferramenta tem enfoque em apresentar resultados com o máximo de precisão, é altamente indicado que o cuidado com o condutivímetro seja seguido em todos os parâmetros.
Tipos de medidor de condutividade
O uso deste medidor de condutividade pode ser feito tanto em laboratório quanto em campo aberto e existem formatos adequados para cada situação. Existem três modelos de condutivímetro mais usados e todos apresentam a compensação de temperatura (0° a 100°).
- Portátil: é o modelo mais indicado para a realização de medições de qualidade em água, seja em poços ou estações de tratamento. Ele também pode ser usado para realizar medições em materiais com soluções químicas de menor potencial, como cosméticos, fórmulas químicas simples e até alimentos;
- Tipo bancada: este equipamento é direcionado para medições de grande porte. Muitas empresas eletrônicas ou indústrias responsáveis por manusear altos índices de formulações químicas usam o condutivímetro de bancada;
- Condutivímetro de bolso: é o modelo mais simples e pode ser levado para qualquer lugar, principalmente para atividades em campo. Áreas com circuitos impressos, estações de tratamento de água, baterias ou locais que fazem uso de água destilada são alguns dos locais em que o condutivímetro de bolso é usado.
Aprendemos para que serve o medidor de condutividade e como usá-lo para manter a segurança do ambiente de trabalho e qualidade dos produtos. Gostou dessa dica? Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos!